Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45380
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Camila Maria Cunha de | - |
dc.contributor.author | Aquino, Jakson Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T17:48:33Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03T17:48:33Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Camila Maria Cunha de, AQUINO, Jakson Alves de. Escolas estaduais de educação profissional e o protagonismo estudantil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45380 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo estudantil | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.title | Escolas estaduais de educação profissional e o protagonismo estudantil | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho que ora apresento faz parte da pesquisa que desenvolvo para construção da minha dissertação, traz como tema o protagonismo estudantil, busco observá-lo entre os estudantes das Escolas Estaduais de Educação Profissional, tendo como parâmetro de comparação os discentes das escolas regulares. Para isso, a pesquisa se desenvolve nos dois contextos, mas o foco são as EEEPs. Inicio apresentando um breve histórico da educação profissional no Brasil. Essa modalidade de ensino vem sendo utilizada desde o período colonial em diversos contextos. Apresento também um rápido levantamento bibliográfico sobre juventude e protagonismo. Esses dois conceitos são norteadores de toda a pesquisa. A metodologia que utilizarei na dissertação será qualitativa e quantitativa. Neste texto, apresento a parte qualitativa: as observações, entrevistas e grupos focais realizados na escola onde desenvolvi a primeira parte da pesquisa. O questionário que irei aplicar para construir meu banco de dados está pronto e será aplicado em breve com o objetivo de medir o índice de protagonismo entre os estudantes das Escolas Estaduais de Educação Profissional e descobrir o que leva os estudantes a serem ou não protagonistas. Os resultados parciais indicam que há relação entre o índice de protagonismo e a política de educação profissional implementada pelo Governo do Estado, essa é a hipótese que será testada na fase quantitativa da pesquisa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_cmcsouza.pdf | 48,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.