Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45380
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Camila Maria Cunha de-
dc.contributor.authorAquino, Jakson Alves de-
dc.date.accessioned2019-09-03T17:48:33Z-
dc.date.available2019-09-03T17:48:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Camila Maria Cunha de, AQUINO, Jakson Alves de. Escolas estaduais de educação profissional e o protagonismo estudantil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45380-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.titleEscolas estaduais de educação profissional e o protagonismo estudantilpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho que ora apresento faz parte da pesquisa que desenvolvo para construção da minha dissertação, traz como tema o protagonismo estudantil, busco observá-lo entre os estudantes das Escolas Estaduais de Educação Profissional, tendo como parâmetro de comparação os discentes das escolas regulares. Para isso, a pesquisa se desenvolve nos dois contextos, mas o foco são as EEEPs. Inicio apresentando um breve histórico da educação profissional no Brasil. Essa modalidade de ensino vem sendo utilizada desde o período colonial em diversos contextos. Apresento também um rápido levantamento bibliográfico sobre juventude e protagonismo. Esses dois conceitos são norteadores de toda a pesquisa. A metodologia que utilizarei na dissertação será qualitativa e quantitativa. Neste texto, apresento a parte qualitativa: as observações, entrevistas e grupos focais realizados na escola onde desenvolvi a primeira parte da pesquisa. O questionário que irei aplicar para construir meu banco de dados está pronto e será aplicado em breve com o objetivo de medir o índice de protagonismo entre os estudantes das Escolas Estaduais de Educação Profissional e descobrir o que leva os estudantes a serem ou não protagonistas. Os resultados parciais indicam que há relação entre o índice de protagonismo e a política de educação profissional implementada pelo Governo do Estado, essa é a hipótese que será testada na fase quantitativa da pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cmcsouza.pdf48,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.