Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45257
Tipo: Resumo
Título : A prática docente face à inclusão de pessoas com deficiência visual
Autor : Gomes, Reubher Cesar Rodrigues
Leitão, Vanda Magalhães
Palabras clave : Prática pedagógica;Inclusão;Acessibilidade
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : GOMES, Reubher Cesar Rodrigues; LEITÃO, Vanda Magalhães. A prática docente face à inclusão de pessoas com deficiência visual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: A prática pedagógica faz estreita relação com a profissão docente, visto que esta estrutura sistematiza o ensino, permitindo que a relação ensino-aprendizagem seja eficaz para o professor e o aluno. Diante disso, o presente trabalho objetiva identificar quais práticas pedagógicas são adotadas pelos professores em suas disciplinas no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará para facilitar o melhor aprendizado dos alunos com deficiência visual e, consequentemente, a permanência deles no referido curso. Vemos que a inclusão da pessoa com deficiência na universidade perpassa pontos fundamentais, dentre eles, a acessibilidade pedagógica. Com efeito, o professor possui o papel de facilitador da inclusão, sendo responsável direto no processo de aprendizagem e permanência desses alunos. Dessa forma, esse trabalho se faz necessário, pois busca adentrar no cerne da ação docente para entender a qualidade dessas práticas, visando o aperfeiçoamento das capacidades desses alunos, sobretudo no que diz respeito ao eixo ensino que compõe os três pilares da universidade. A metodologia utilizada será de caráter qualitativo, sendo os sujeitos de pesquisa uma aluna com deficiência visual e os professores das disciplinas em que ela está matriculada. O instrumento empregado será a entrevista semiestruturada. Esse estudo em andamento pretende examinar as condições de acessibilidade pedagógica no curso de Pedagogia e, como decorrência, sugerir práticas que favoreçam a inclusão da pessoa com deficiência visual no citado curso.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45257
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_rcrgomes.pdf48,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.