Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45132
Tipo: Resumo
Título : Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis
Autor : Araujo, Thais Dias de
Gaspar, Ramon da Costa
Vieira, Hermany Rosa
Palabras clave : História de Vida;Aprendizagem cooperativa;Vivências em grupo
Fecha de publicación : 2016
Citación : ARAUJO, Thais Dias de; GASPAR, Ramon da Costa; VIEIRA, Hermany Rosa. Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumen en portugués brasileño: Na metodologia da Aprendizagem Cooperativa proposta pelos irmãos David e Roger Johnson, conhecer a história de vida das pessoas que convivem conosco possibilita que tenhamos mais respeito e até mesmo mais admiração por elas. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais fundamentais para o trabalho em grupo. Desde 2015, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) realiza o compartilhamento de histórias entre seus integrantes prioritariamente por meio do Projeto Roda Viva. Este artigo se propõe a apresentar este o referido projeto e suas implicações na vida dos participantes do Programa. David e Roger Johnson e seus colaboradores defendem o aprofundamento do conhecimento mútuo como base para o melhor aproveitamento do trabalho em equipe. O Projeto Roda Viva é facilitado pela comissão de História de Vida do PACCE. Comissão essa composta por bolsistas veteranos e que e tem como objetivo tornar o compartilhamento de histórias de vida entre os participantes mais dinâmico, além de estimular a interação face-a-face entre os mesmos. As rodas vivas são encontros semanais com um grupo fixo de até 15 participantes. Após uma abertura que diga respeito à história a ser contada, um dos integrantes compartilha sua história e é depois arguido por seus colegas. Ao final é feito o processamento de grupo entre os participantes. A metodologia utilizada para este artigo é o da observação participante e relato de experiência. Para ter acesso aos relatos serão realizados grupos focais com integrantes do PACCE que tenham tido experiência com o Projeto. Os resultados têm apontado para um engajamento maior dos estudantes e a compreensão destes da importância do compartilhamento de história de vida não só para as relações construídas dentro, mas também fora do Programa de Aprendizagem Cooperativa, podendo concluir, assim, que o Projeto Roda Viva tem alcançado com êxito seus objetivos no PACCE.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45132
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_tdaraujo.pdf49,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.