Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45132
Type: | Resumo |
Title: | Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis |
Authors: | Araujo, Thais Dias de Gaspar, Ramon da Costa Vieira, Hermany Rosa |
Keywords: | História de Vida;Aprendizagem cooperativa;Vivências em grupo |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | ARAUJO, Thais Dias de; GASPAR, Ramon da Costa; VIEIRA, Hermany Rosa. Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Na metodologia da Aprendizagem Cooperativa proposta pelos irmãos David e Roger Johnson, conhecer a história de vida das pessoas que convivem conosco possibilita que tenhamos mais respeito e até mesmo mais admiração por elas. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais fundamentais para o trabalho em grupo. Desde 2015, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) realiza o compartilhamento de histórias entre seus integrantes prioritariamente por meio do Projeto Roda Viva. Este artigo se propõe a apresentar este o referido projeto e suas implicações na vida dos participantes do Programa. David e Roger Johnson e seus colaboradores defendem o aprofundamento do conhecimento mútuo como base para o melhor aproveitamento do trabalho em equipe. O Projeto Roda Viva é facilitado pela comissão de História de Vida do PACCE. Comissão essa composta por bolsistas veteranos e que e tem como objetivo tornar o compartilhamento de histórias de vida entre os participantes mais dinâmico, além de estimular a interação face-a-face entre os mesmos. As rodas vivas são encontros semanais com um grupo fixo de até 15 participantes. Após uma abertura que diga respeito à história a ser contada, um dos integrantes compartilha sua história e é depois arguido por seus colegas. Ao final é feito o processamento de grupo entre os participantes. A metodologia utilizada para este artigo é o da observação participante e relato de experiência. Para ter acesso aos relatos serão realizados grupos focais com integrantes do PACCE que tenham tido experiência com o Projeto. Os resultados têm apontado para um engajamento maior dos estudantes e a compreensão destes da importância do compartilhamento de história de vida não só para as relações construídas dentro, mas também fora do Programa de Aprendizagem Cooperativa, podendo concluir, assim, que o Projeto Roda Viva tem alcançado com êxito seus objetivos no PACCE. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45132 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_tdaraujo.pdf | 49,19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.