Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45023
Tipo: Resumo
Título : A implementação de uma metodologia inovadora – aprendizagem cooperativa em aulas práticas de anatomia buco-facial entre estudantes de odontologia da Universidade Federal Do Ceará em 2016
Autor : Tavares, Paulo Demóstenes Fernandes
Gondim, Delane Viana
Vieira, Hermany Rosa
Palabras clave : Anatomia buco-facial;Aprendizagem cooperativa;Processo ensino-aprendizagem
Fecha de publicación : 2016
Citación : TAVARES, Paulo Demóstenes Fernandes; GONDIM, Delane Viana; VIEIRA, Hermany Rosa. A implementação de uma metodologia inovadora – aprendizagem cooperativa em aulas práticas de anatomia buco-facial entre estudantes de odontologia da Universidade Federal Do Ceará em 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumen en portugués brasileño: Este artigo propõe avaliar a implementação de atividades em aulas de anatomia na disciplina Anatomia Buco-Facial do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. O objetivo é avaliar a compreensão dos estudantes que participaram do projeto sobre a eficácia ou não da utilização de uma metodologia inovadora que busca desenvolver maior autonomia e protagonismo no processo de ensino e aprendizagem. A fundamentação teórica da metodologia utilizada tem como principal referência as propostas dos irmãos Johnson e Johnson definidas em cinco pilares: interdependência positiva, responsabilidade individual, habilidades sociais, interação promotora e processamento de grupo e suas aplicações no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE oferecido pela Universidade Federal do Ceará. As experiências de Carvalho também foram utilizadas como propostas de utilização da metodologia. Foram realizadas pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa entre os participantes através de questionário de múltipla escola e opiniões pessoais. Os resultados apontam para o grande impacto causado pela proposta de uma mudança de paradigma em que o ensino e a aprendizagem estava centrada no docente, para uma metodologia em que o docente é mediador do processo e os estudantes têm suas responsabilidades de ensinar e aprender aumentadas. Conclui-se que tal mudança é lenta e gradual e que os resultados acadêmicos tendem a crescer em busca de maior autonomia estudantil.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45023
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_pdftavares.pdf49,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.