Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45023
Tipo: | Resumo |
Título : | A implementação de uma metodologia inovadora – aprendizagem cooperativa em aulas práticas de anatomia buco-facial entre estudantes de odontologia da Universidade Federal Do Ceará em 2016 |
Autor : | Tavares, Paulo Demóstenes Fernandes Gondim, Delane Viana Vieira, Hermany Rosa |
Palabras clave : | Anatomia buco-facial;Aprendizagem cooperativa;Processo ensino-aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | TAVARES, Paulo Demóstenes Fernandes; GONDIM, Delane Viana; VIEIRA, Hermany Rosa. A implementação de uma metodologia inovadora – aprendizagem cooperativa em aulas práticas de anatomia buco-facial entre estudantes de odontologia da Universidade Federal Do Ceará em 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo propõe avaliar a implementação de atividades em aulas de anatomia na disciplina Anatomia Buco-Facial do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. O objetivo é avaliar a compreensão dos estudantes que participaram do projeto sobre a eficácia ou não da utilização de uma metodologia inovadora que busca desenvolver maior autonomia e protagonismo no processo de ensino e aprendizagem. A fundamentação teórica da metodologia utilizada tem como principal referência as propostas dos irmãos Johnson e Johnson definidas em cinco pilares: interdependência positiva, responsabilidade individual, habilidades sociais, interação promotora e processamento de grupo e suas aplicações no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE oferecido pela Universidade Federal do Ceará. As experiências de Carvalho também foram utilizadas como propostas de utilização da metodologia. Foram realizadas pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa entre os participantes através de questionário de múltipla escola e opiniões pessoais. Os resultados apontam para o grande impacto causado pela proposta de uma mudança de paradigma em que o ensino e a aprendizagem estava centrada no docente, para uma metodologia em que o docente é mediador do processo e os estudantes têm suas responsabilidades de ensinar e aprender aumentadas. Conclui-se que tal mudança é lenta e gradual e que os resultados acadêmicos tendem a crescer em busca de maior autonomia estudantil. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45023 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_pdftavares.pdf | 49,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.