Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45023
Tipo: Resumo
Título: A implementação de uma metodologia inovadora – aprendizagem cooperativa em aulas práticas de anatomia buco-facial entre estudantes de odontologia da Universidade Federal Do Ceará em 2016
Autor(es): Tavares, Paulo Demóstenes Fernandes
Gondim, Delane Viana
Vieira, Hermany Rosa
Palavras-chave: Anatomia buco-facial;Aprendizagem cooperativa;Processo ensino-aprendizagem
Data do documento: 2016
Citação: TAVARES, Paulo Demóstenes Fernandes; GONDIM, Delane Viana; VIEIRA, Hermany Rosa. A implementação de uma metodologia inovadora – aprendizagem cooperativa em aulas práticas de anatomia buco-facial entre estudantes de odontologia da Universidade Federal Do Ceará em 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: Este artigo propõe avaliar a implementação de atividades em aulas de anatomia na disciplina Anatomia Buco-Facial do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. O objetivo é avaliar a compreensão dos estudantes que participaram do projeto sobre a eficácia ou não da utilização de uma metodologia inovadora que busca desenvolver maior autonomia e protagonismo no processo de ensino e aprendizagem. A fundamentação teórica da metodologia utilizada tem como principal referência as propostas dos irmãos Johnson e Johnson definidas em cinco pilares: interdependência positiva, responsabilidade individual, habilidades sociais, interação promotora e processamento de grupo e suas aplicações no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE oferecido pela Universidade Federal do Ceará. As experiências de Carvalho também foram utilizadas como propostas de utilização da metodologia. Foram realizadas pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa entre os participantes através de questionário de múltipla escola e opiniões pessoais. Os resultados apontam para o grande impacto causado pela proposta de uma mudança de paradigma em que o ensino e a aprendizagem estava centrada no docente, para uma metodologia em que o docente é mediador do processo e os estudantes têm suas responsabilidades de ensinar e aprender aumentadas. Conclui-se que tal mudança é lenta e gradual e que os resultados acadêmicos tendem a crescer em busca de maior autonomia estudantil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45023
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_pdftavares.pdf49,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.