Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44969
Tipo: Resumo
Título : A importância de aliar tecnologia a metodologia educacional da aprendizagem cooperativa
Autor : Vasconcelos, Marisa Lima de
Moreira, Ana Letícia Soares
Feitosa, Adriana Madja dos Santos
Palabras clave : Educação;Tecnologias da informação;Aprendizagem cooperativa
Fecha de publicación : 2016
Citación : VASCONCELOS, Marisa Lima de; MOREIRA, Ana Letícia Soares; FEITOSA, Adriana Madja dos Santos. A importância de aliar tecnologia a metodologia educacional da aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumen en portugués brasileño: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é crescente a cada ano. Isso possibilita uma maior utilização dessas ferramentas nos diversos ambientes de ensino, seja ele formal ou informal. O principal objetivo desse artigo é mostrar como a Aprendizagem Cooperativa pode ser utilizada por educadores (que tenham interesse em aplicar tal metodologia de ensino focada no trabalho em equipe) ou por estudantes (que queiram ter um embasamento de como organizar/montar um grupo de estudos) por meio das mídias digitais, mais especificamente, de um site. As etapas de desenvolvimento do site, intitulado “Construindo um Espaço Cooperativo”, são: criação do site (pesquisa e estudo do método de apresentação, layout da página, distribuição dos textos em guias e subguias, adição de vídeos e imagens) e avaliação do site (peso didático, caráter informativo e formativo). Pode-se classificar a metodologia empregada como exploratória (por seu caráter investigativo) e de abordagem direta por utilizar-se de pesquisa de campo para obter os resultados (formulário eletrônico), visando obter a opinião dos internautas, em relação a viabilidade do site, por meio de uma abordagem direta. Opta-se pela adoção do método dedutivo, por se tratar de uma pesquisa que tenta partir de uma visão geral (possível aceitação/aprovação da didática do site pela maioria dos entrevistados) para uma visão individual (analisar as respostas de cada entrevistado).
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44969
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_mlvasconcelos.pdf47,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.