Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44969
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Marisa Lima de | - |
dc.contributor.author | Moreira, Ana Letícia Soares | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Adriana Madja dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T14:51:08Z | - |
dc.date.available | 2019-08-21T14:51:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Marisa Lima de; MOREIRA, Ana Letícia Soares; FEITOSA, Adriana Madja dos Santos. A importância de aliar tecnologia a metodologia educacional da aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44969 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.title | A importância de aliar tecnologia a metodologia educacional da aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é crescente a cada ano. Isso possibilita uma maior utilização dessas ferramentas nos diversos ambientes de ensino, seja ele formal ou informal. O principal objetivo desse artigo é mostrar como a Aprendizagem Cooperativa pode ser utilizada por educadores (que tenham interesse em aplicar tal metodologia de ensino focada no trabalho em equipe) ou por estudantes (que queiram ter um embasamento de como organizar/montar um grupo de estudos) por meio das mídias digitais, mais especificamente, de um site. As etapas de desenvolvimento do site, intitulado “Construindo um Espaço Cooperativo”, são: criação do site (pesquisa e estudo do método de apresentação, layout da página, distribuição dos textos em guias e subguias, adição de vídeos e imagens) e avaliação do site (peso didático, caráter informativo e formativo). Pode-se classificar a metodologia empregada como exploratória (por seu caráter investigativo) e de abordagem direta por utilizar-se de pesquisa de campo para obter os resultados (formulário eletrônico), visando obter a opinião dos internautas, em relação a viabilidade do site, por meio de uma abordagem direta. Opta-se pela adoção do método dedutivo, por se tratar de uma pesquisa que tenta partir de uma visão geral (possível aceitação/aprovação da didática do site pela maioria dos entrevistados) para uma visão individual (analisar as respostas de cada entrevistado). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mlvasconcelos.pdf | 47,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.