Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44963
Type: | Resumo |
Title: | Vestibular cooperativo |
Authors: | Pereira Filho, Marcos José Martins Fernandez, Ana Érika Martins Andrade Neto, Manoel |
Keywords: | Apredizagem construcionista;Educação;Protagonismo |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | PEREIRA FILHO, Marcos Jose Martins; FERNANDEZ, Ana Érika Martins; ANDRADE NETO, Manoel. Vestibular cooperativo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O contato inicial com metodologia da aprendizagem cooperativa baseada nos pilares: Interdependência Positiva, Responsabilidade Individual, Habilidades Sociais, Interação Promotora e Processamento de Grupo se deu na seleção do PACCE. Uma atividade proposta pelo programa é criação de um grupo de estudo que utilize essa metodologia. Nesse sentido, atuamos na EEEP José Maria Falcão, com 16 alunos de 03 turmas do 3° ano médio, sob a supervisão dos professores Marcos Felipe e Douglas Cavalcante, preparação para o ENEM inicialmente focando em Matemática, Natureza e Redação, e atualmente apenas Matemática e Redação. Com esse projeto pretendemos formar estudantes protagonistas e profissionais na aprendizagem cooperativa que utilizam os pilares na vida pessoal e profissional, e com isso, estejam aptos a repassar todo o conhecimento obtido. O momento do estudo é divido em três partes. A primeira parte é a interação entre os membros através de um quebra-gelo. Posteriormente, começamos o estudo de uma área do ENEM. Além disso, nessa parte dividimos os membros em pequenos grupos, e cada grupo possui coordenador, relator, controlador do tempo e monitor do silêncio. O final do estudo consiste no feedback dos alunos em relação ao estudo, através desse diálogo é possível encontrar falhas e compreender cada membro de forma a perceber suas dificuldades a serem sanadas e seus potenciais a serem aproveitados. Durante nossos estudos realizamos rodas vivas, oficinas de pilares, elaboração de redação e conversa com universitários sobre os seus cursos e experiências. Nesse processo de aprendizagem e aplicação da metodologia podemos observar como essa ideia torna o aluno mais proativo e escritor da sua própria história. Pois, essa filosofia de interdepender de forma que ambos tenham ganhos, possibilita que exista confrontos de saberes que fazem o estudante sanar suas dificuldades. Ou seja, mostramos como é interessante aplicação dessa ideia de cooperação em segmentos distintos da sociedade. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44963 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mjmpfilho.pdf | 47,87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.