Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44946
Type: | Resumo |
Title: | Disciplina "estudos avançados...": até que ponto avançam? |
Authors: | Rodrigues, Lucas Moura Ferracioli, Marcela de Castro Silva, Maria Eleni Henrique da |
Keywords: | Estudos avançados;Comportamento motor;Aprendizado |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | RODRIGUES, Lucas Moura Rodrigues; FERRACIOLI, Marcela de Castro; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Disciplina "estudos avançados...": até que ponto avançam?. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo do planejamento de certas disciplinas é que os alunos conheçam, transformem e adquiram os conteúdos propostos e finalizem esse período apresentando conhecimento superior se comparado com o início desse processo. Porém, quando se trata de “estudos avançados”, o desafio é aprofundar e especificar algum conhecimento prévio. Com isso, o objetivo deste trabalho foi investigar a posição dos alunos matriculados na disciplina Estudos Avançados em Comportamento Motor (Educação Física) quanto ao profundamento nos conhecimentos da área por meio dos conteúdos selecionados e aulas ministradas. Ao final da disciplina, foi aplicado um questionário aos alunos (n=20) para recolher opiniões sobre o aprendizado. O questionário buscava compreender os motivos pelos quais os alunos escolheram a disciplina, as principais dificuldades, a relação dos conteúdos da disciplina com os conteúdos de outras disciplinas já cursadas e se realmente houve um avanço significativo em relação ao conhecimento prévio dos alunos, além de avaliar aspectos relacionados à forma de como os conteúdos foram ministrados (dinâmica da aula, horário e carga horária, novidade dos conteúdos e importância dos conteúdos). Os resultados indicaram que a maioria dos alunos (17 respostas) optou por cursar a disciplina pelo interesse no assunto, seguido pelo fato de terem que cumprir carga horária optativa (12 respostas) e também pelo baixo aproveitamento em disciplinas associadas à essa (4 respostas). A maioria dos alunos (19) afirmou obter avanço em seus conhecimentos prévios. Os temas apontados como mais difíceis de compreender foram “Neurociência” e “Perspectiva dos Sistemas Dinâmicos”. Como conclusão, observou-se que os conteúdos ministrados e a dinâmica da aula foram adequados para aprimorar os conhecimentos com relação à área do Comportamento Motor. Todavia, a carga horária foi considerada pequena, o que poderia gerar um maior aproveitamento dos conteúdos pelos alunos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44946 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lmrodrigues.pdf | 50,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.