Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44946
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Lucas Moura | - |
dc.contributor.author | Ferracioli, Marcela de Castro | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Eleni Henrique da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T14:07:03Z | - |
dc.date.available | 2019-08-21T14:07:03Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Lucas Moura Rodrigues; FERRACIOLI, Marcela de Castro; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Disciplina "estudos avançados...": até que ponto avançam?. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44946 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudos avançados | pt_BR |
dc.subject | Comportamento motor | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.title | Disciplina "estudos avançados...": até que ponto avançam? | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo do planejamento de certas disciplinas é que os alunos conheçam, transformem e adquiram os conteúdos propostos e finalizem esse período apresentando conhecimento superior se comparado com o início desse processo. Porém, quando se trata de “estudos avançados”, o desafio é aprofundar e especificar algum conhecimento prévio. Com isso, o objetivo deste trabalho foi investigar a posição dos alunos matriculados na disciplina Estudos Avançados em Comportamento Motor (Educação Física) quanto ao profundamento nos conhecimentos da área por meio dos conteúdos selecionados e aulas ministradas. Ao final da disciplina, foi aplicado um questionário aos alunos (n=20) para recolher opiniões sobre o aprendizado. O questionário buscava compreender os motivos pelos quais os alunos escolheram a disciplina, as principais dificuldades, a relação dos conteúdos da disciplina com os conteúdos de outras disciplinas já cursadas e se realmente houve um avanço significativo em relação ao conhecimento prévio dos alunos, além de avaliar aspectos relacionados à forma de como os conteúdos foram ministrados (dinâmica da aula, horário e carga horária, novidade dos conteúdos e importância dos conteúdos). Os resultados indicaram que a maioria dos alunos (17 respostas) optou por cursar a disciplina pelo interesse no assunto, seguido pelo fato de terem que cumprir carga horária optativa (12 respostas) e também pelo baixo aproveitamento em disciplinas associadas à essa (4 respostas). A maioria dos alunos (19) afirmou obter avanço em seus conhecimentos prévios. Os temas apontados como mais difíceis de compreender foram “Neurociência” e “Perspectiva dos Sistemas Dinâmicos”. Como conclusão, observou-se que os conteúdos ministrados e a dinâmica da aula foram adequados para aprimorar os conhecimentos com relação à área do Comportamento Motor. Todavia, a carga horária foi considerada pequena, o que poderia gerar um maior aproveitamento dos conteúdos pelos alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lmrodrigues.pdf | 50,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.