Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44946
Tipo: Resumo
Título: Disciplina "estudos avançados...": até que ponto avançam?
Autor(es): Rodrigues, Lucas Moura
Ferracioli, Marcela de Castro
Silva, Maria Eleni Henrique da
Palavras-chave: Estudos avançados;Comportamento motor;Aprendizado
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: RODRIGUES, Lucas Moura Rodrigues; FERRACIOLI, Marcela de Castro; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Disciplina "estudos avançados...": até que ponto avançam?. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O objetivo do planejamento de certas disciplinas é que os alunos conheçam, transformem e adquiram os conteúdos propostos e finalizem esse período apresentando conhecimento superior se comparado com o início desse processo. Porém, quando se trata de “estudos avançados”, o desafio é aprofundar e especificar algum conhecimento prévio. Com isso, o objetivo deste trabalho foi investigar a posição dos alunos matriculados na disciplina Estudos Avançados em Comportamento Motor (Educação Física) quanto ao profundamento nos conhecimentos da área por meio dos conteúdos selecionados e aulas ministradas. Ao final da disciplina, foi aplicado um questionário aos alunos (n=20) para recolher opiniões sobre o aprendizado. O questionário buscava compreender os motivos pelos quais os alunos escolheram a disciplina, as principais dificuldades, a relação dos conteúdos da disciplina com os conteúdos de outras disciplinas já cursadas e se realmente houve um avanço significativo em relação ao conhecimento prévio dos alunos, além de avaliar aspectos relacionados à forma de como os conteúdos foram ministrados (dinâmica da aula, horário e carga horária, novidade dos conteúdos e importância dos conteúdos). Os resultados indicaram que a maioria dos alunos (17 respostas) optou por cursar a disciplina pelo interesse no assunto, seguido pelo fato de terem que cumprir carga horária optativa (12 respostas) e também pelo baixo aproveitamento em disciplinas associadas à essa (4 respostas). A maioria dos alunos (19) afirmou obter avanço em seus conhecimentos prévios. Os temas apontados como mais difíceis de compreender foram “Neurociência” e “Perspectiva dos Sistemas Dinâmicos”. Como conclusão, observou-se que os conteúdos ministrados e a dinâmica da aula foram adequados para aprimorar os conhecimentos com relação à área do Comportamento Motor. Todavia, a carga horária foi considerada pequena, o que poderia gerar um maior aproveitamento dos conteúdos pelos alunos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44946
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lmrodrigues.pdf50,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.