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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44028
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | SysEnade - Análise das questões de provas do Enade organizadas pelos temas abordados |
Autor : | Lima, Priscila da Silva Neves Ambrósio, Ana Paula Félix, Igor Moreira Brancher, Jacques Duílio |
Palabras clave : | Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) - Classificação;Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) - Questões do exame;Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) - uso de dicionários |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | UFSCar |
Citación : | LIMA, Priscila da Silva Neves; AMBRÓSIO, Ana Paula; FÉLIX, Igor Moreira; BRANCHER, Jacques Duílio. SysEnade - Análise das questões de provas do Enade organizadas pelos temas abordados . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 419-428. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia para a classificação e análise de questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de acordo com a área do conhecimento. As questões do exame são classificadas automaticamente utilizando-se dicionários. O mecanismo apresentado neste trabalho agrupa os resultados dos estudantes por temas, gerando relatórios que fornecem uma melhor compreensão da estrutura do exame e do próprio desempenho dos alunos, possibilitando a observação individual de cada assunto abordado no exame. Um protótipo foi implementado e validado com dados do Enade do curso de Ciência da Computação. Os resultados mostraram que a metodologia permite identificar áreas onde os estudantes se saem melhor ou pior, e como o exame reflete a estrutura do curso. |
Abstract: | This article aims to presents a methodology for classification and analysis of National Assessment of Student Achievement (ENADE) exams by themes within the domain knowledge of the test. Exam questions are automatically classified using dictionaries that represent these themes. The mechanism then separates the student’s results by theme, obtaining a grade for each theme, and generates reports that provide a better understanding of the structure of the exam and the student’s outcome. A prototype has been implemented and tested with Enade Computer Science exams. The results showed the methodology allows to identify areas where students excel, and how the exam reflects the structure of the course. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44028 |
ISSN : | 2316 8889 |
Aparece en las colecciones: | FACED - Eventos |
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