Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44028
Type: Artigo de Periódico
Title: SysEnade - Análise das questões de provas do Enade organizadas pelos temas abordados
Authors: Lima, Priscila da Silva Neves
Ambrósio, Ana Paula
Félix, Igor Moreira
Brancher, Jacques Duílio
Keywords: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) - Classificação;Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) - Questões do exame;Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) - uso de dicionários
Issue Date: 2018
Publisher: UFSCar
Citation: LIMA, Priscila da Silva Neves; AMBRÓSIO, Ana Paula; FÉLIX, Igor Moreira; BRANCHER, Jacques Duílio. SysEnade - Análise das questões de provas do Enade organizadas pelos temas abordados . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 419-428.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia para a classificação e análise de questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de acordo com a área do conhecimento. As questões do exame são classificadas automaticamente utilizando-se dicionários. O mecanismo apresentado neste trabalho agrupa os resultados dos estudantes por temas, gerando relatórios que fornecem uma melhor compreensão da estrutura do exame e do próprio desempenho dos alunos, possibilitando a observação individual de cada assunto abordado no exame. Um protótipo foi implementado e validado com dados do Enade do curso de Ciência da Computação. Os resultados mostraram que a metodologia permite identificar áreas onde os estudantes se saem melhor ou pior, e como o exame reflete a estrutura do curso.
Abstract: This article aims to presents a methodology for classification and analysis of National Assessment of Student Achievement (ENADE) exams by themes within the domain knowledge of the test. Exam questions are automatically classified using dictionaries that represent these themes. The mechanism then separates the student’s results by theme, obtaining a grade for each theme, and generates reports that provide a better understanding of the structure of the exam and the student’s outcome. A prototype has been implemented and tested with Enade Computer Science exams. The results showed the methodology allows to identify areas where students excel, and how the exam reflects the structure of the course.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44028
ISSN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_psnlima.pdf253,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.