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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Priscila da Silva Neves-
dc.contributor.authorAmbrósio, Ana Paula-
dc.contributor.authorFélix, Igor Moreira-
dc.contributor.authorBrancher, Jacques Duílio-
dc.date.accessioned2019-07-24T15:06:24Z-
dc.date.available2019-07-24T15:06:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA, Priscila da Silva Neves; AMBRÓSIO, Ana Paula; FÉLIX, Igor Moreira; BRANCHER, Jacques Duílio. SysEnade - Análise das questões de provas do Enade organizadas pelos temas abordados . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 419-428.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44028-
dc.description.abstractThis article aims to presents a methodology for classification and analysis of National Assessment of Student Achievement (ENADE) exams by themes within the domain knowledge of the test. Exam questions are automatically classified using dictionaries that represent these themes. The mechanism then separates the student’s results by theme, obtaining a grade for each theme, and generates reports that provide a better understanding of the structure of the exam and the student’s outcome. A prototype has been implemented and tested with Enade Computer Science exams. The results showed the methodology allows to identify areas where students excel, and how the exam reflects the structure of the course.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectExame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) - Classificaçãopt_BR
dc.subjectExame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) - Questões do examept_BR
dc.subjectExame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) - uso de dicionáriospt_BR
dc.titleSysEnade - Análise das questões de provas do Enade organizadas pelos temas abordadospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia para a classificação e análise de questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de acordo com a área do conhecimento. As questões do exame são classificadas automaticamente utilizando-se dicionários. O mecanismo apresentado neste trabalho agrupa os resultados dos estudantes por temas, gerando relatórios que fornecem uma melhor compreensão da estrutura do exame e do próprio desempenho dos alunos, possibilitando a observação individual de cada assunto abordado no exame. Um protótipo foi implementado e validado com dados do Enade do curso de Ciência da Computação. Os resultados mostraram que a metodologia permite identificar áreas onde os estudantes se saem melhor ou pior, e como o exame reflete a estrutura do curso.pt_BR
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