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Tipo: Resumo
Título : Resultados e experiências da aplicação da metodologia Conding dojo nos cursos de sistemas e mídias digitais
Autor : Marinho, Carlos Sergio da Silva
Eduardo, João Pedro Osawa Vaz
Carvalho, Windson Viana de
Lima Neto, Ernesto Trajano de
Mendonça Junior, Glaudiney Moreira
Palabras clave : Coding Dojo;Sistemas e Mídias Digitais;Programação de Computadores
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : MARINHO, Carlos Sergio da Silva; et al. Resultados e experiências da aplicação da metodologia Conding dojo nos cursos de sistemas e mídias digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: O Coding Dojo é uma método que busca aperfeiçoar o conhecimento dos participantes em algoritmos e programação de computadores, por meio de aprendizagem colaborativa. Dentre as variações do Coding Dojo existe o Kake, que consiste em aplicar um desafio e dividir os participantes em grupos ou duplas. Para cada grupo existem dois papeis: piloto e copiloto. O piloto é o responsável por codificar e tomar decisões, e o copiloto auxilia o piloto a tomar essas decisões, porém não pode codificar. A cada intervalo de tempo determinado, ocorre a troca de papéis e de membros de cada equipe, de modo que todos participem da solução de todos os grupos e vejam diferentes soluções para um desafio. O curso de Sistemas e Mídias Digitais possui índices elevados de reprovação em disciplinas da área de programação, o que pode ser um fator que ocasiona desestímulo dos alunos. Existem pesquisas que avaliam que essas reprovações podem influenciar no aumento da evasão discente no curso. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo avaliar se o Coding Dojo pode ajudar a motivar os alunos em relação à programação de computadores, uma vez que se trata de uma metodologia que promove uma diferente forma de aprender. Foram realizadas seis sessões de Coding Dojo com 55 alunos. Os conteúdos abordados foram os trabalhados nas disciplinas iniciais de programação do curso, como: variáveis, operadores, escopo, álgebra Booleana; estruturas de seleção e repetição, sub-rotinas; vetores, matrizes e noções de Orientação a Objetos. Como resultado, foi possível observar que participantes menos experientes aprenderam com os mais experientes por meio da troca de conhecimentos. Também foi notória a empolgação de grande parte dos participantes, muitas vezes ficando mais tempo do que o estipulado para cada seção e realizando mais desafios que o proposto. Dessa forma pode-se concluir que o uso desse método pode ser eficiente para estimular e ajudar aos discentes do curso quanto ao aprimoramento de seus conhecimentos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42712
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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