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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarinho, Carlos Sergio da Silva-
dc.contributor.authorEduardo, João Pedro Osawa Vaz-
dc.contributor.authorCarvalho, Windson Viana de-
dc.contributor.authorLima Neto, Ernesto Trajano de-
dc.contributor.authorMendonça Junior, Glaudiney Moreira-
dc.date.accessioned2019-06-14T20:00:34Z-
dc.date.available2019-06-14T20:00:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMARINHO, Carlos Sergio da Silva; et al. Resultados e experiências da aplicação da metodologia Conding dojo nos cursos de sistemas e mídias digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42712-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoding Dojopt_BR
dc.subjectSistemas e Mídias Digitaispt_BR
dc.subjectProgramação de Computadorespt_BR
dc.titleResultados e experiências da aplicação da metodologia Conding dojo nos cursos de sistemas e mídias digitaispt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Coding Dojo é uma método que busca aperfeiçoar o conhecimento dos participantes em algoritmos e programação de computadores, por meio de aprendizagem colaborativa. Dentre as variações do Coding Dojo existe o Kake, que consiste em aplicar um desafio e dividir os participantes em grupos ou duplas. Para cada grupo existem dois papeis: piloto e copiloto. O piloto é o responsável por codificar e tomar decisões, e o copiloto auxilia o piloto a tomar essas decisões, porém não pode codificar. A cada intervalo de tempo determinado, ocorre a troca de papéis e de membros de cada equipe, de modo que todos participem da solução de todos os grupos e vejam diferentes soluções para um desafio. O curso de Sistemas e Mídias Digitais possui índices elevados de reprovação em disciplinas da área de programação, o que pode ser um fator que ocasiona desestímulo dos alunos. Existem pesquisas que avaliam que essas reprovações podem influenciar no aumento da evasão discente no curso. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo avaliar se o Coding Dojo pode ajudar a motivar os alunos em relação à programação de computadores, uma vez que se trata de uma metodologia que promove uma diferente forma de aprender. Foram realizadas seis sessões de Coding Dojo com 55 alunos. Os conteúdos abordados foram os trabalhados nas disciplinas iniciais de programação do curso, como: variáveis, operadores, escopo, álgebra Booleana; estruturas de seleção e repetição, sub-rotinas; vetores, matrizes e noções de Orientação a Objetos. Como resultado, foi possível observar que participantes menos experientes aprenderam com os mais experientes por meio da troca de conhecimentos. Também foi notória a empolgação de grande parte dos participantes, muitas vezes ficando mais tempo do que o estipulado para cada seção e realizando mais desafios que o proposto. Dessa forma pode-se concluir que o uso desse método pode ser eficiente para estimular e ajudar aos discentes do curso quanto ao aprimoramento de seus conhecimentos.pt_BR
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