Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42567
Tipo: | Resumo |
Título: | A aplicação da aprendizagem cooperativa no departamento de economia agrícola da Universidade Federal Do Ceará |
Autor(es): | Almeida, Icaro Iann Vieira Frederico, Liah Donato Medeiros, Pedro Rafael Santos Vieira, Hermany Rosa |
Palavras-chave: | Aprendizagem cooperativa;metodologia e didática;economia agrícola |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | ALMEIDA, Icaro Iann Vieira et al. A aplicação da aprendizagem cooperativa no departamento de economia agrícola da Universidade Federal Do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumo: | Este artigo propõe discutir a premissa de que a maioria dos professores do departamento de economia agrícola da Universidade Federal do Ceará não utiliza a Aprendizagem Cooperativa em suas disciplinas como metodologia de ensino. Percebe-se um pequeno número de professores que utilizam este método e alcançam resultados expressivos. Isso chamou a atenção para o fato de poucas cadeiras da grade curricular aderirem à esta forma de ensino, assim como poucos professores o utilizarem, gerando então a necessidade de um estudo sobre os motivos pelos quais a Aprendizagem Cooperativa não é bem disseminada entre as demais disciplinas do departamento. Tem-se como referencial teórico para a metodologia citada, os irmãos David e Rogers Johnson e seus colaboradores que estudam e aplicam este método desde a década de 70 do século passado. Esse estudo é necessário, visto que será importante incentivar o uso da aprendizagem cooperativa, assim como, apresentá-lo aos que desconhecem. Da mesma forma ter-se em mãos um quantitativo de como anda o ensino e aprendizagem no departamento de economia agrícola, a fim de provar a eficiência deste método. O trabalho se valerá de um questionário com comentários com o intuído de ouvir o que os professores conhecem sobre o tema. As entrevistas trouxeram como resultado algo inesperado: a pouca quantidade de professores que utilizam a Aprendizagem Cooperativa como um método de ensino e o não conhecimento de que isto era uma metodologia. Aplicava-se apenas por preferência. Pode-se então concluir que a Aprendizagem Cooperativa poderia ser um método aceito e aplicado por professores do departamento, os quais os alunos também sentiriam maior benefício no desenvolvimento de sua autonomia, assim como aumento na qualidade de ensino e aprendizado. Entretanto, a falta de preparação e desconhecimento sobre o tema parecem dificultar a implementação de um novo conhecimento e conscientização de novas políticas a serem adotadas em sala de aula. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42567 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_iivalmeida.pdf | 49,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.