Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Icaro Iann Vieira-
dc.contributor.authorFrederico, Liah Donato-
dc.contributor.authorMedeiros, Pedro Rafael Santos-
dc.contributor.authorVieira, Hermany Rosa-
dc.date.accessioned2019-06-07T19:16:24Z-
dc.date.available2019-06-07T19:16:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALMEIDA, Icaro Iann Vieira et al. A aplicação da aprendizagem cooperativa no departamento de economia agrícola da Universidade Federal Do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42567-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectmetodologia e didáticapt_BR
dc.subjecteconomia agrícolapt_BR
dc.titleA aplicação da aprendizagem cooperativa no departamento de economia agrícola da Universidade Federal Do Cearápt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo propõe discutir a premissa de que a maioria dos professores do departamento de economia agrícola da Universidade Federal do Ceará não utiliza a Aprendizagem Cooperativa em suas disciplinas como metodologia de ensino. Percebe-se um pequeno número de professores que utilizam este método e alcançam resultados expressivos. Isso chamou a atenção para o fato de poucas cadeiras da grade curricular aderirem à esta forma de ensino, assim como poucos professores o utilizarem, gerando então a necessidade de um estudo sobre os motivos pelos quais a Aprendizagem Cooperativa não é bem disseminada entre as demais disciplinas do departamento. Tem-se como referencial teórico para a metodologia citada, os irmãos David e Rogers Johnson e seus colaboradores que estudam e aplicam este método desde a década de 70 do século passado. Esse estudo é necessário, visto que será importante incentivar o uso da aprendizagem cooperativa, assim como, apresentá-lo aos que desconhecem. Da mesma forma ter-se em mãos um quantitativo de como anda o ensino e aprendizagem no departamento de economia agrícola, a fim de provar a eficiência deste método. O trabalho se valerá de um questionário com comentários com o intuído de ouvir o que os professores conhecem sobre o tema. As entrevistas trouxeram como resultado algo inesperado: a pouca quantidade de professores que utilizam a Aprendizagem Cooperativa como um método de ensino e o não conhecimento de que isto era uma metodologia. Aplicava-se apenas por preferência. Pode-se então concluir que a Aprendizagem Cooperativa poderia ser um método aceito e aplicado por professores do departamento, os quais os alunos também sentiriam maior benefício no desenvolvimento de sua autonomia, assim como aumento na qualidade de ensino e aprendizado. Entretanto, a falta de preparação e desconhecimento sobre o tema parecem dificultar a implementação de um novo conhecimento e conscientização de novas políticas a serem adotadas em sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_iivalmeida.pdf49,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.