Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42567
Tipo: | Resumo |
Título : | A aplicação da aprendizagem cooperativa no departamento de economia agrícola da Universidade Federal Do Ceará |
Autor : | Almeida, Icaro Iann Vieira Frederico, Liah Donato Medeiros, Pedro Rafael Santos Vieira, Hermany Rosa |
Palabras clave : | Aprendizagem cooperativa;metodologia e didática;economia agrícola |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | ALMEIDA, Icaro Iann Vieira et al. A aplicação da aprendizagem cooperativa no departamento de economia agrícola da Universidade Federal Do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo propõe discutir a premissa de que a maioria dos professores do departamento de economia agrícola da Universidade Federal do Ceará não utiliza a Aprendizagem Cooperativa em suas disciplinas como metodologia de ensino. Percebe-se um pequeno número de professores que utilizam este método e alcançam resultados expressivos. Isso chamou a atenção para o fato de poucas cadeiras da grade curricular aderirem à esta forma de ensino, assim como poucos professores o utilizarem, gerando então a necessidade de um estudo sobre os motivos pelos quais a Aprendizagem Cooperativa não é bem disseminada entre as demais disciplinas do departamento. Tem-se como referencial teórico para a metodologia citada, os irmãos David e Rogers Johnson e seus colaboradores que estudam e aplicam este método desde a década de 70 do século passado. Esse estudo é necessário, visto que será importante incentivar o uso da aprendizagem cooperativa, assim como, apresentá-lo aos que desconhecem. Da mesma forma ter-se em mãos um quantitativo de como anda o ensino e aprendizagem no departamento de economia agrícola, a fim de provar a eficiência deste método. O trabalho se valerá de um questionário com comentários com o intuído de ouvir o que os professores conhecem sobre o tema. As entrevistas trouxeram como resultado algo inesperado: a pouca quantidade de professores que utilizam a Aprendizagem Cooperativa como um método de ensino e o não conhecimento de que isto era uma metodologia. Aplicava-se apenas por preferência. Pode-se então concluir que a Aprendizagem Cooperativa poderia ser um método aceito e aplicado por professores do departamento, os quais os alunos também sentiriam maior benefício no desenvolvimento de sua autonomia, assim como aumento na qualidade de ensino e aprendizado. Entretanto, a falta de preparação e desconhecimento sobre o tema parecem dificultar a implementação de um novo conhecimento e conscientização de novas políticas a serem adotadas em sala de aula. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42567 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_iivalmeida.pdf | 49,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.