Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42567
Type: Resumo
Title: A aplicação da aprendizagem cooperativa no departamento de economia agrícola da Universidade Federal Do Ceará
Authors: Almeida, Icaro Iann Vieira
Frederico, Liah Donato
Medeiros, Pedro Rafael Santos
Vieira, Hermany Rosa
Keywords: Aprendizagem cooperativa;metodologia e didática;economia agrícola
Issue Date: 2016
Citation: ALMEIDA, Icaro Iann Vieira et al. A aplicação da aprendizagem cooperativa no departamento de economia agrícola da Universidade Federal Do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo propõe discutir a premissa de que a maioria dos professores do departamento de economia agrícola da Universidade Federal do Ceará não utiliza a Aprendizagem Cooperativa em suas disciplinas como metodologia de ensino. Percebe-se um pequeno número de professores que utilizam este método e alcançam resultados expressivos. Isso chamou a atenção para o fato de poucas cadeiras da grade curricular aderirem à esta forma de ensino, assim como poucos professores o utilizarem, gerando então a necessidade de um estudo sobre os motivos pelos quais a Aprendizagem Cooperativa não é bem disseminada entre as demais disciplinas do departamento. Tem-se como referencial teórico para a metodologia citada, os irmãos David e Rogers Johnson e seus colaboradores que estudam e aplicam este método desde a década de 70 do século passado. Esse estudo é necessário, visto que será importante incentivar o uso da aprendizagem cooperativa, assim como, apresentá-lo aos que desconhecem. Da mesma forma ter-se em mãos um quantitativo de como anda o ensino e aprendizagem no departamento de economia agrícola, a fim de provar a eficiência deste método. O trabalho se valerá de um questionário com comentários com o intuído de ouvir o que os professores conhecem sobre o tema. As entrevistas trouxeram como resultado algo inesperado: a pouca quantidade de professores que utilizam a Aprendizagem Cooperativa como um método de ensino e o não conhecimento de que isto era uma metodologia. Aplicava-se apenas por preferência. Pode-se então concluir que a Aprendizagem Cooperativa poderia ser um método aceito e aplicado por professores do departamento, os quais os alunos também sentiriam maior benefício no desenvolvimento de sua autonomia, assim como aumento na qualidade de ensino e aprendizado. Entretanto, a falta de preparação e desconhecimento sobre o tema parecem dificultar a implementação de um novo conhecimento e conscientização de novas políticas a serem adotadas em sala de aula.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42567
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_iivalmeida.pdf49,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.