Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42049
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Trilhando os caminhos da docência: entre conteúdos e metodologias |
Authors: | Lima, Antônia Natália de Oliveira, Rok Sônia Naiária de Oliveira, Lucas Pereira de |
Keywords: | Estágio de docência;Disciplina de História;Escola Euclides Pinheiro de Andrade;Matriz curricular do Ensino Médio |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | IMPRECE |
Citation: | LIMA, Antônia Natália de; OLIVEIRA, Rok Sônia Naiária de; OLIVEIRA, Lucas Pereira de. Trilhando os caminhos da docência: entre conteúdos e metodologias. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais ... Fortaleza (CE), 2014. p. 1746-1759. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | [...] Foi, portanto nessa perspectiva que encaramos o nosso segundo estágio, com o espírito de eternos aprendizes, como pessoas que estavam ali para junto com os alunos construir significados e saberes. Entre os limites que os currículos impõem e as regras da própria escola, procuramos inserir o uso de novas narrativas, a fim de refletir o saber histórico não de forma meramente conteudista, mas com um caráter humano, para que o conhecimento construído na sala de aula servisse de parâmetro para as vivências sociais. Desde o nosso primeiro contato, tínhamos como objetivo tornar os alunos sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, a metodologia usada no estágio pautava-se num incessante diálogo entre professores alunos e conteúdo. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42049 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_anlimarsnoliveira.pdf | 6,49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.