Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42049
Tipo: Artigo de Evento
Título: Trilhando os caminhos da docência: entre conteúdos e metodologias
Autor(es): Lima, Antônia Natália de
Oliveira, Rok Sônia Naiária de
Oliveira, Lucas Pereira de
Palavras-chave: Estágio de docência;Disciplina de História;Escola Euclides Pinheiro de Andrade;Matriz curricular do Ensino Médio
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: LIMA, Antônia Natália de; OLIVEIRA, Rok Sônia Naiária de; OLIVEIRA, Lucas Pereira de. Trilhando os caminhos da docência: entre conteúdos e metodologias. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais ... Fortaleza (CE), 2014. p. 1746-1759.
Resumo: [...] Foi, portanto nessa perspectiva que encaramos o nosso segundo estágio, com o espírito de eternos aprendizes, como pessoas que estavam ali para junto com os alunos construir significados e saberes. Entre os limites que os currículos impõem e as regras da própria escola, procuramos inserir o uso de novas narrativas, a fim de refletir o saber histórico não de forma meramente conteudista, mas com um caráter humano, para que o conhecimento construído na sala de aula servisse de parâmetro para as vivências sociais. Desde o nosso primeiro contato, tínhamos como objetivo tornar os alunos sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, a metodologia usada no estágio pautava-se num incessante diálogo entre professores alunos e conteúdo. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42049
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_anlimarsnoliveira.pdf6,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.