Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41389
Type: Artigo de Evento
Title: A política de democratização da escola pública e a relação de poder do conselho escolar
Authors: Carneiro, Maria Joyce Maia Costa
Keywords: Democracia e participação social;Sistema de ensino público;Escolas Públicas do Ceará
Issue Date: 2008
Publisher: UFC
Citation: CARNEIRO, Maria Joyce Maia Costa. A política de democratização da escola pública e a relação de poder do conselho escolar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1999-2006.
Abstract in Brazilian Portuguese: Procurou-se investigar, neste trabalho, os diversos aspectos que estão ligados diretamente à participação e a democracia no sistema de ensino público cearense. Nessa perspectiva, analisa-se o desenvolvimento dos processos de autonomia e descentralização da gestão do ensino, mais especificamente nas escolas públicas cearenses, verificando o nível de participação dos membros do Conselho Escolar-CE nas tomadas de decisões e definição de prioridades. Buscou-se conhecer a relação de convivência democrática entre os membros da comunidade escolar, enfatizando os mecanismos adotados pelo sistema de ensino público estadual como a eleição de diretores e a implantação de Conselhos Escolares. Apesar de se reconhecer que há entraves para a consolidação de uma gestão voltada à plena participação, através dos organismos colegiados, assinalam-se as significativas alterações no direcionamento das políticas educacionais, resultantes da eleição de diretores das escolas públicas e da implantação dos Conselhos Escolares.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41389
ISBN: 9788589872423
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_eve_mjmccarneiro.pdf643,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.