Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41389
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A política de democratização da escola pública e a relação de poder do conselho escolar |
Authors: | Carneiro, Maria Joyce Maia Costa |
Keywords: | Democracia e participação social;Sistema de ensino público;Escolas Públicas do Ceará |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | UFC |
Citation: | CARNEIRO, Maria Joyce Maia Costa. A política de democratização da escola pública e a relação de poder do conselho escolar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1999-2006. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Procurou-se investigar, neste trabalho, os diversos aspectos que estão ligados diretamente à participação e a democracia no sistema de ensino público cearense. Nessa perspectiva, analisa-se o desenvolvimento dos processos de autonomia e descentralização da gestão do ensino, mais especificamente nas escolas públicas cearenses, verificando o nível de participação dos membros do Conselho Escolar-CE nas tomadas de decisões e definição de prioridades. Buscou-se conhecer a relação de convivência democrática entre os membros da comunidade escolar, enfatizando os mecanismos adotados pelo sistema de ensino público estadual como a eleição de diretores e a implantação de Conselhos Escolares. Apesar de se reconhecer que há entraves para a consolidação de uma gestão voltada à plena participação, através dos organismos colegiados, assinalam-se as significativas alterações no direcionamento das políticas educacionais, resultantes da eleição de diretores das escolas públicas e da implantação dos Conselhos Escolares.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41389 |
ISBN: | 9788589872423 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_mjmccarneiro.pdf | 643,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.