Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39921
Type: Artigo de Periódico
Title: O francês com objetivos universitários na formação de futuros professores da Universidade Federal do Ceará
Title in English: The french language for academic purposes in training of future teachers at Federal University of Ceará
Authors: Melo, Ticiana Telles
Keywords: Estágio curricular;Francês com objetivos universitários;Ensino de línguas estrangeiras
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Entrepalavras
Citation: MELO, Ticiana Telles. O francês com objetivos universitários na formação de futuros professores da Universidade Federal do Ceará. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p. 352-363, out./dez. 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: A internacionalização das instituições de ensino superior no Brasil é uma realidade inegável e inquestionável e tem trazido várias mudanças para o seio da comunidade acadêmica. No bojo dessa inovação, encontra-se a percepção de que as línguas estrangeiras ocupam um lugar importante, como um dos “passaportes” para o sucesso da internacionalização. Este artigo pretende apresentar o ensino de língua francesa para fins acadêmicos, mais conhecido como francês com objetivos universitários, situando-o no panorama do ensino de línguas sob a abordagem voltada para a ação. A metodologia utilizada para a pesquisa é bibliográfica, dentro das áreas de ensino de línguas, de estágio e formação docente, complementada pela pesquisa feita no chão da sala de aula, nas disciplinas de estágio docente do curso de Letras Português-Francês da Universidade Federal do Ceará.
Abstract: The internationalization of higher education institutions in Brazil is an undeniable and unquestionable reality and has brought several changes within the academic community. In the heart of this innovation there is the perception that foreign languages occupy an important place, as one of the “passports” for the success of internationalization. In this work, we intend to present the teaching of the French language for academic purposes, better known as French with university objectives, placing it in the landscape of language teaching under the action-oriented approach. We have a bibliographic methodology in the areas of language teaching, internship and teacher training that is complemented by the research done on the floor of the classroom, in the disciplines of teaching stage at Federal University of Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39921
ISSN: 2237-6321
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_ttmelo.pdf137,26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.