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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39444
Type: | TCC |
Title: | Violência simbólica de gênero nos jogos digitais: proposta de solução para registro de casos de assédio |
Authors: | Alves, Camilla de Almeida |
Advisor: | Sousa, Paulo Victor Barbosa de |
Keywords: | Violência simbólica de gênero- Mulheres;Mulheres;Jogos eletrônicos;Denúncia(Direito penal) |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | ALVES, Camilla de Almeida. Violência simbólica de gênero nos jogos digitais: proposta de solução para registro de casos de assédio. 2018. 55 f. TCC (Graduação em Design Digital) Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A violência simbólica de gênero se faz presente na comunidade gamer através de discursos machistas, preconceituosos e estereótipos negativos perante as mulheres. Entretanto, apesar de serem ofendidas, muitas jogadoras não denunciam tais agressões. Com a finalidade de contribuir no combate da ausência de denúncias durante partidas de jogos digitais on-line, este trabalho tem como objetivo apresentar o GGReport, uma aplicação web integrada a um aplicativo desktop, que permite com facilidade e rapidez, o registro de casos dessa violência. A metodologia foi pautada na realização de uma pesquisa netnográfica, que teve como intuito interagir e observar o comportamento dos membros dessa comunidade, na realização de um grupo focal que revelou percepções de jogadoras em relação ao tema, no levantamento de requisitos e de tecnologias que foram utilizadas no desenvolvimento da aplicação. |
Abstract: | The symbolic violence of gender is present in the gamer community through sexist discourses, prejudices and negative stereotypes towards women. However, despite being offended, many players do not report such aggressions. In order to contribute to the remedy of the absence of complaints during games of online digital games, this work aims to present GGReport, a web application integrated with a desktop application, which allows, with ease and speed, the registration of cases of this violence. The methodology was based on the accomplishment of a netnographic research, whose purpose was to interact and observe the behavior of the members of this community, in the accomplishment of a focal group that revealed perceptions of players in relation to the theme, in the survey of requirements and technologies that were used in application development. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39444 |
Appears in Collections: | DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias |
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