Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Paulo Victor Barbosa de-
dc.contributor.authorAlves, Camilla de Almeida-
dc.date.accessioned2019-02-07T14:11:46Z-
dc.date.available2019-02-07T14:11:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationALVES, Camilla de Almeida. Violência simbólica de gênero nos jogos digitais: proposta de solução para registro de casos de assédio. 2018. 55 f. TCC (Graduação em Design Digital) Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39444-
dc.description.abstractThe symbolic violence of gender is present in the gamer community through sexist discourses, prejudices and negative stereotypes towards women. However, despite being offended, many players do not report such aggressions. In order to contribute to the remedy of the absence of complaints during games of online digital games, this work aims to present GGReport, a web application integrated with a desktop application, which allows, with ease and speed, the registration of cases of this violence. The methodology was based on the accomplishment of a netnographic research, whose purpose was to interact and observe the behavior of the members of this community, in the accomplishment of a focal group that revealed perceptions of players in relation to the theme, in the survey of requirements and technologies that were used in application development.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectViolência simbólica de gênero- Mulherespt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectDenúncia(Direito penal)pt_BR
dc.titleViolência simbólica de gênero nos jogos digitais: proposta de solução para registro de casos de assédiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA violência simbólica de gênero se faz presente na comunidade gamer através de discursos machistas, preconceituosos e estereótipos negativos perante as mulheres. Entretanto, apesar de serem ofendidas, muitas jogadoras não denunciam tais agressões. Com a finalidade de contribuir no combate da ausência de denúncias durante partidas de jogos digitais on-line, este trabalho tem como objetivo apresentar o GGReport, uma aplicação web integrada a um aplicativo desktop, que permite com facilidade e rapidez, o registro de casos dessa violência. A metodologia foi pautada na realização de uma pesquisa netnográfica, que teve como intuito interagir e observar o comportamento dos membros dessa comunidade, na realização de um grupo focal que revelou percepções de jogadoras em relação ao tema, no levantamento de requisitos e de tecnologias que foram utilizadas no desenvolvimento da aplicação.pt_BR
Aparece nas coleções:DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_caalves.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.