Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39218
Type: Artigo de Evento
Title: A leitura no ensino superior
Authors: Nolla, Lana Cristina Farias
Barretto, Raquel Figueiredo
Keywords: Leitura;Universidade;Desempenho profissional
Issue Date: 2013
Citation: NOLLA, Lana Cristina Farias; BARRETTO, Raquel Figueiredo. A leitura no ensino superior. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p.1427-1439.
Abstract in Brazilian Portuguese: É indiscutível o fato de que a leitura é essencial para o aprendizado do discente. E que as práticas de leitura (ou ausência delas) têm implicações na formação acadêmica e no desempenho profissional. No âmbito universitário, a leitura também tem sido objeto de muitos estudos. E todos eles destacam sua importância para a produção do conhecimento. Os tem demonstrado, entretanto, que os ingressantes no ensino superior apresentam grandes dificuldades em relação à leitura. Essa dificuldade, no contexto universitário, pode ser compreendida devido à: ausência de tradição no ensino do país e à ausência de práticas docentes que conduzam à formação de um leitor proficiente. Fazer uma leitura crítica é ter uma ideia, um ponto de vista sobre o texto, fazer comparações com conhecimentos já adquiridos, avaliar informações sobre leituras já feitas. É de suma importância que se crie uma política de leitura na universidade, dar acesso aos textos impressos, conscientizar os alunos da importância do ato de ler. O que se percebe é que a maioria dos estudantes chega à faculdade sem o mínimo de conhecimento de como fazer um resumo, uma resenha, um artigo. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39218
ISBN: 978 85 7915 171 2
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_rfbarretto.pdf4,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.