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Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino
Autor(es): Alencar, Maria de Jesus Queiroz de
Alencar, Maristela Lage
Palavras-chave: Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade;TDAH;Comportamento
Data do documento: 2005
Citação: ALENCAR, Maria de Jesus Queiroz de; ALENCAR, Maristela Lage. Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Resumo: O Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade-TDAH é um dos distúrbios infantis mais freqüentes em idade escolar. O TDAH constitui uma complexa desordem comportamental que resulta em variáveis níveis de comprometimento na vida social, emocional, familiar e escolar do seu portador. No Brasil, estudos alicerçados nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-IV, situam a prevalência desse transtorno entre 3% e 6% (ROMAN et al., 2002; ROHDE & MATTOS, 2003; ANTONY & RIBEIRO,2004). Sobre a prevalência do TDAH nas salas de aula, Phelan (2004) acentua: As estatísticas a respeito do TDAH indicam que deve haver aproximadamente uma criança portadora desse transtorno em cada sala de aula com 20 a 25 crianças (...) Mesmo quando há apenas uma criança com TDAH na classe, a probabilidade é a de que essa criança tome uma. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38863
ISBN: 85-7485-091-8
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