Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38863
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino |
Authors: | Alencar, Maria de Jesus Queiroz de Alencar, Maristela Lage |
Keywords: | Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade;TDAH;Comportamento |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | ALENCAR, Maria de Jesus Queiroz de; ALENCAR, Maristela Lage. Avaliar a prática pedagógica do professor de alunos com transtorno déficit de atenção/ hiperatividade, investigando a presença de estratégias de ensino. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade-TDAH é um dos distúrbios infantis mais freqüentes em idade escolar. O TDAH constitui uma complexa desordem comportamental que resulta em variáveis níveis de comprometimento na vida social, emocional, familiar e escolar do seu portador. No Brasil, estudos alicerçados nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-IV, situam a prevalência desse transtorno entre 3% e 6% (ROMAN et al., 2002; ROHDE & MATTOS, 2003; ANTONY & RIBEIRO,2004). Sobre a prevalência do TDAH nas salas de aula, Phelan (2004) acentua: As estatísticas a respeito do TDAH indicam que deve haver aproximadamente uma criança portadora desse transtorno em cada sala de aula com 20 a 25 crianças (...) Mesmo quando há apenas uma criança com TDAH na classe, a probabilidade é a de que essa criança tome uma. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38863 |
ISBN: | 85-7485-091-8 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_eve_mjqdealencar.pdf | 108,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.