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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38280
Tipo: | TCC |
Título : | Reelaborando o saber sobre interdisciplinaridade Conceitos, definições e aplicabilidade |
Autor : | Teixeira, Elivoneide Ednalda |
Tutor: | Veras, Neide Fernandes Monteiro |
Palabras clave : | Transdisciplinaridade;Multidisciplinaridade;Educação |
Fecha de publicación : | 2003 |
Citación : | TEIXEIRA, Elivoneide Ednalda. Reelaborando o saber sobre interdisciplinaridade Conceitos, definições e aplicabilidade. 2003. 32f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. |
Resumen en portugués brasileño: | Para que os objetivos desta pesquisa fossem atingidos, foi realizado um trabalho de revisão bibliográfica, referendada por pesquisadores do tema interdisciplinaridade, entre eles: Fazenda (1994), Larrosa (1994), Sacristán (1999), Pereira (1998), e demais especialistas neste campo de estudo. Alguns dos comentários e idéias que se seguem também, advêm da experiência de aplicação de projetos interdisciplinares, nas séries terminais do ensino fundamental da rede pública. A primeira discussão, se concentra na abordagem dos conceitos e concepções de interdisciplinaridade, sua origem dentro do processo histórico, assim como a distinção entre, transdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transversalidade, as diferenças conceituais e conformacionais entre os termos. Na Segunda parte há uma explanação sobre interdisciplinaridade enfatizando-se a concepção expressa nos Parâmetro Curriculares Nacionais (PCNs) de 1998, como é proposta a inclusão no contexto curricular, as sugestões de trabalho e a discussão de uma proposta de planejamento interdisciplinar. Deve ser lembrado que, anteriormente, a ação interdisciplinar emergiu dos resultados de muitas e sucessivas relações que se estabelecem entre os indivíduos de um grupo, e que por esse motivo, o entendimento desta ação resultará na compreensão de todo o fenômeno de aquisição e aplicabilidade prática dos saberes. Desta maneira acredita-se que, a prática de análise fragmentadora poderá dar lugar a uma reelaboração “concepto-ambiental” das idéias já existentes sobre interdisciplinaridade. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38280 |
Aparece en las colecciones: | EAPEAA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
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