Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38280
Type: | TCC |
Title: | Reelaborando o saber sobre interdisciplinaridade Conceitos, definições e aplicabilidade |
Authors: | Teixeira, Elivoneide Ednalda |
Advisor: | Veras, Neide Fernandes Monteiro |
Keywords: | Transdisciplinaridade;Multidisciplinaridade;Educação |
Issue Date: | 2003 |
Citation: | TEIXEIRA, Elivoneide Ednalda. Reelaborando o saber sobre interdisciplinaridade Conceitos, definições e aplicabilidade. 2003. 32f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Para que os objetivos desta pesquisa fossem atingidos, foi realizado um trabalho de revisão bibliográfica, referendada por pesquisadores do tema interdisciplinaridade, entre eles: Fazenda (1994), Larrosa (1994), Sacristán (1999), Pereira (1998), e demais especialistas neste campo de estudo. Alguns dos comentários e idéias que se seguem também, advêm da experiência de aplicação de projetos interdisciplinares, nas séries terminais do ensino fundamental da rede pública. A primeira discussão, se concentra na abordagem dos conceitos e concepções de interdisciplinaridade, sua origem dentro do processo histórico, assim como a distinção entre, transdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transversalidade, as diferenças conceituais e conformacionais entre os termos. Na Segunda parte há uma explanação sobre interdisciplinaridade enfatizando-se a concepção expressa nos Parâmetro Curriculares Nacionais (PCNs) de 1998, como é proposta a inclusão no contexto curricular, as sugestões de trabalho e a discussão de uma proposta de planejamento interdisciplinar. Deve ser lembrado que, anteriormente, a ação interdisciplinar emergiu dos resultados de muitas e sucessivas relações que se estabelecem entre os indivíduos de um grupo, e que por esse motivo, o entendimento desta ação resultará na compreensão de todo o fenômeno de aquisição e aplicabilidade prática dos saberes. Desta maneira acredita-se que, a prática de análise fragmentadora poderá dar lugar a uma reelaboração “concepto-ambiental” das idéias já existentes sobre interdisciplinaridade. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38280 |
Appears in Collections: | EAPEAA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2003_tcc_eeteixeira.pdf | 245,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.