Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeras, Neide Fernandes Monteiro-
dc.contributor.authorTeixeira, Elivoneide Ednalda-
dc.date.accessioned2018-12-20T15:21:30Z-
dc.date.available2018-12-20T15:21:30Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Elivoneide Ednalda. Reelaborando o saber sobre interdisciplinaridade Conceitos, definições e aplicabilidade. 2003. 32f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38280-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMultidisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleReelaborando o saber sobre interdisciplinaridade Conceitos, definições e aplicabilidadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrPara que os objetivos desta pesquisa fossem atingidos, foi realizado um trabalho de revisão bibliográfica, referendada por pesquisadores do tema interdisciplinaridade, entre eles: Fazenda (1994), Larrosa (1994), Sacristán (1999), Pereira (1998), e demais especialistas neste campo de estudo. Alguns dos comentários e idéias que se seguem também, advêm da experiência de aplicação de projetos interdisciplinares, nas séries terminais do ensino fundamental da rede pública. A primeira discussão, se concentra na abordagem dos conceitos e concepções de interdisciplinaridade, sua origem dentro do processo histórico, assim como a distinção entre, transdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transversalidade, as diferenças conceituais e conformacionais entre os termos. Na Segunda parte há uma explanação sobre interdisciplinaridade enfatizando-se a concepção expressa nos Parâmetro Curriculares Nacionais (PCNs) de 1998, como é proposta a inclusão no contexto curricular, as sugestões de trabalho e a discussão de uma proposta de planejamento interdisciplinar. Deve ser lembrado que, anteriormente, a ação interdisciplinar emergiu dos resultados de muitas e sucessivas relações que se estabelecem entre os indivíduos de um grupo, e que por esse motivo, o entendimento desta ação resultará na compreensão de todo o fenômeno de aquisição e aplicabilidade prática dos saberes. Desta maneira acredita-se que, a prática de análise fragmentadora poderá dar lugar a uma reelaboração “concepto-ambiental” das idéias já existentes sobre interdisciplinaridade.pt_BR
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_tcc_eeteixeira.pdf245,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.