Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Veras, Neide Fernandes Monteiro | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Elivoneide Ednalda | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T15:21:30Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T15:21:30Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Elivoneide Ednalda. Reelaborando o saber sobre interdisciplinaridade Conceitos, definições e aplicabilidade. 2003. 32f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38280 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Multidisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Reelaborando o saber sobre interdisciplinaridade Conceitos, definições e aplicabilidade | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Para que os objetivos desta pesquisa fossem atingidos, foi realizado um trabalho de revisão bibliográfica, referendada por pesquisadores do tema interdisciplinaridade, entre eles: Fazenda (1994), Larrosa (1994), Sacristán (1999), Pereira (1998), e demais especialistas neste campo de estudo. Alguns dos comentários e idéias que se seguem também, advêm da experiência de aplicação de projetos interdisciplinares, nas séries terminais do ensino fundamental da rede pública. A primeira discussão, se concentra na abordagem dos conceitos e concepções de interdisciplinaridade, sua origem dentro do processo histórico, assim como a distinção entre, transdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transversalidade, as diferenças conceituais e conformacionais entre os termos. Na Segunda parte há uma explanação sobre interdisciplinaridade enfatizando-se a concepção expressa nos Parâmetro Curriculares Nacionais (PCNs) de 1998, como é proposta a inclusão no contexto curricular, as sugestões de trabalho e a discussão de uma proposta de planejamento interdisciplinar. Deve ser lembrado que, anteriormente, a ação interdisciplinar emergiu dos resultados de muitas e sucessivas relações que se estabelecem entre os indivíduos de um grupo, e que por esse motivo, o entendimento desta ação resultará na compreensão de todo o fenômeno de aquisição e aplicabilidade prática dos saberes. Desta maneira acredita-se que, a prática de análise fragmentadora poderá dar lugar a uma reelaboração “concepto-ambiental” das idéias já existentes sobre interdisciplinaridade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_tcc_eeteixeira.pdf | 245,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.