Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37798
Tipo: | TCC |
Título: | A leitura oral: uma nova visão na proposta dos ciclos na realidade cearense |
Autor(es): | Freire, Yêdda de Aguiar |
Orientador: | Portácio, Denílson Albano |
Palavras-chave: | Leitura oral;Ensino Fundamental;Crítica Literária |
Data do documento: | 2005 |
Citação: | Freire, Y. A.; Portácio, D. A. (2005) |
Resumo: | O trabalho em estudo buscou analisar a leitura oral dentro do contexto do ciclo II na Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Hélio Campos, nas seguintes perspectivas: Como trabalhar a leitura oral? Será um sonho ou realidade na formação de leitores críticos? Onde se objetiva viabilizar mecanismos na busca de resultados satisfatórios dentro desta comunidade carente de conhecimento, já que a maioria dos nossos alunos não teve acesso à educação infantil e conseqüentemente suas famílias encontram dificuldade para estarem próximas da aprendizagem dos mesmos. Segundo dados do SAEB a taxa de alfabetização é importante indicador, pois foi constatado em 2000, que 120 milhões de brasileiros que se consideraram como sabendo ler e escrever pelo menos um bilhete simples, era de 87%, dado este que nos levou a refletir pela leitura oral dentro da realidade desta comunidade escolar. O presente trabalho monográfico tem como base metodológica a pesquisa de campo e bibliográfica com características qualitativas, contendo contribuições de autores que se dedicam ao estudo do assunto pesquisado, dos quais podemos destacar Freire, Castro, Machado, Ferreiro, Smith e outros onde os dados foram obtidos na dinâmica da prática escolar, pelos professores dos alunos observados e pela pesquisadora. O trabalho de coleta de dados foi realizado por meio de entrevistas com professores e pais de alunos e questionários com os alunos da escola pesquisada. Este último instrumento continha questões abertas e fechadas. A observação foi outro instrumento presente em todos os momentos da coleta de dados. Após o trabalho de campo e coletado os dados dentro de um ordenamento e uma classificação própria, a análise foi direcionada para fomentar as recomendações pertinentes sobre a realidade encontrada. Ao final da realização do presente trabalho, verificou-se que não podemos por em dúvida a importância que tem a escola na formação de um leitor crítico. Devemos repensar as ações no ensino de leitura, já que ela é responsável também pela visão de mundo, mostrando a importância da leitura para se chegar a uma educação de qualidade para todos e uma sociedade mais justa. |
Descrição: | FREIRE, Yêdda de Aguiar. A leitura oral: uma nova visão na proposta dos ciclos na realidade cearense. 2005. 39f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Leitura e Formação do Leitor, Fortaleza (CE), 2005. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37798 |
Aparece nas coleções: | ELFL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_yafreire.pdf | 312,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.