Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPortácio, Denílson Albano-
dc.contributor.authorFreire, Yêdda de Aguiar-
dc.date.accessioned2018-11-29T13:35:18Z-
dc.date.available2018-11-29T13:35:18Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationFreire, Y. A.; Portácio, D. A. (2005)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37798-
dc.descriptionFREIRE, Yêdda de Aguiar. A leitura oral: uma nova visão na proposta dos ciclos na realidade cearense. 2005. 39f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Leitura e Formação do Leitor, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura oralpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectCrítica Literáriapt_BR
dc.titleA leitura oral: uma nova visão na proposta dos ciclos na realidade cearensept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho em estudo buscou analisar a leitura oral dentro do contexto do ciclo II na Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Hélio Campos, nas seguintes perspectivas: Como trabalhar a leitura oral? Será um sonho ou realidade na formação de leitores críticos? Onde se objetiva viabilizar mecanismos na busca de resultados satisfatórios dentro desta comunidade carente de conhecimento, já que a maioria dos nossos alunos não teve acesso à educação infantil e conseqüentemente suas famílias encontram dificuldade para estarem próximas da aprendizagem dos mesmos. Segundo dados do SAEB a taxa de alfabetização é importante indicador, pois foi constatado em 2000, que 120 milhões de brasileiros que se consideraram como sabendo ler e escrever pelo menos um bilhete simples, era de 87%, dado este que nos levou a refletir pela leitura oral dentro da realidade desta comunidade escolar. O presente trabalho monográfico tem como base metodológica a pesquisa de campo e bibliográfica com características qualitativas, contendo contribuições de autores que se dedicam ao estudo do assunto pesquisado, dos quais podemos destacar Freire, Castro, Machado, Ferreiro, Smith e outros onde os dados foram obtidos na dinâmica da prática escolar, pelos professores dos alunos observados e pela pesquisadora. O trabalho de coleta de dados foi realizado por meio de entrevistas com professores e pais de alunos e questionários com os alunos da escola pesquisada. Este último instrumento continha questões abertas e fechadas. A observação foi outro instrumento presente em todos os momentos da coleta de dados. Após o trabalho de campo e coletado os dados dentro de um ordenamento e uma classificação própria, a análise foi direcionada para fomentar as recomendações pertinentes sobre a realidade encontrada. Ao final da realização do presente trabalho, verificou-se que não podemos por em dúvida a importância que tem a escola na formação de um leitor crítico. Devemos repensar as ações no ensino de leitura, já que ela é responsável também pela visão de mundo, mostrando a importância da leitura para se chegar a uma educação de qualidade para todos e uma sociedade mais justa.pt_BR
Aparece nas coleções:ELFL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_yafreire.pdf312,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.