Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37611
Tipo: TCC
Título : Uma abordagem pedagógica sobre a escola e formas de inclusão da criança com necessidades educativas especiais
Autor : Guerreiro, Ana Karla Gomes
Palabras clave : Escola;Inclusão;Necessidades educativas
Fecha de publicación : 2003
Citación : Guerreiro, A. K. G.(2003)
Resumen en portugués brasileño: Esta monografia teve como objetivo dissertar sobre a escola e formas de inclusão das crianças com necessidades educativas especiais na sociedade atual. Para subsidiar teoricamente este trabalho foram lidos vários autores que se manifestaram sobre o assunto abordando alguns aspectos acerca da forma como o aluno com necessidades educativas especiais apreende conhecimentos que sejam significativos para seu crescimento como cidadão participativo da sociedade. A forma como ao longo da história esta parcela significativa de clientela vem sendo tratada e como os limites impostos por determinadas deficiências, ameaça o desenvolvimento normal de uma criança e sua adaptação a um mundo que constrói escolas e forma profissionais para as crianças ditas “normais”. As orientações legais da nova LDB, Lei 9394/96, a Constituição Federal também foram usadas como base teórica. Os pensamentos e ideais presentes na Declaração de Salamanca ( 1994) também fizeram parte desta dissertação. Verifica-se que há muito a ser feito para solucionar alguns dos aspectos mais urgentes tais como currículos apropriados, professores capacitados para trabalhar com as diferentes “necessidades especiais” e sobretudo o cumprimento da lei em todas as escolas visando trabalhar de fato a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais. Sabe-se, no entanto, que apesar do artigo 208 da Constituição Federal ser bem claro no que diz respeito a esses alunos, verifica-se uma grande dicotomia em relação ao que diz a lei ou ao que manifestam a fala dos professores.
Descripción : GUERREIRO, Ana Karla Gomes. Uma abordagem pedagógica sobre a escola e formas de inclusão da criança com necessidades educativas especiais. 2003. 46f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37611
Aparece en las colecciones: EICESREUFC - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2003_tcc_akgguerreiro.pdf264,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.