Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34502
Tipo: Dissertação
Título: Jogos educativos: brincando, ensinando e aprendendo matemática no ensino fundamental
Título em inglês: Educational games: playing, teaching and learning mathematics in elementary school
Autor(es): Rocha, Demóclis do Carmo
Orientador: Melo, Marcelo Ferreira de
Palavras-chave: Jogos no Ensino de Matemática.;Jogo da Memória em Grupo.;Jogo da Participação;Tangram;Algeplan;Torre de Hanói;Jogo da Subtração;Games in the Teaching of Mathematics;Group Memory Game;Participation Game.;Tower of Hanoi
Data do documento: 2018
Citação: ROCHA, D. C. Jogos educativos: brincando, ensinando e aprendendo matemática no ensino fundamental. 2018. 38 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Este trabalho trata do uso de alguns jogos educativos para despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes para aprender Matemática no ensino fundamental. O Jogo da Memória em Grupo e o Jogo da Participação surgiram da minha prática em sala de aula junto aos meus alunos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bárbara de Alencar. O Tangram e a Torre de Hanói são jogos consagrados e também são abordados. Registro também uma experiência em sala de aula com uso do Algeplan. Chamei de Jogo da Subtração uma aplicação de conceitos básicos de Teoria dos Números que tornam a prática do algoritmo da subtração e a aplicação do critério de divisibilidade por nove mais interessantes.
Abstract: This dissertation is about the use of educational games to flourish curiosity and interest among students in basic education. The Group Memory Game and the Participation Game araised from daily lessons with my students from Bárbara de Alencar School. The Tangram and the Tower of Hanoi are very well known games that are also discussed in this dissertation. An experimentation with Algeplan is also presented. I named Subtraction Game the use of basic concepts of Number Theory that make the learning of subtraction algorithm and the divisibility rule of nine more interesting for students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34502
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_dcrocha.pdf650,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.