Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34502
Type: Dissertação
Title: Jogos educativos: brincando, ensinando e aprendendo matemática no ensino fundamental
Title in English: Educational games: playing, teaching and learning mathematics in elementary school
Authors: Rocha, Demóclis do Carmo
Advisor: Melo, Marcelo Ferreira de
Keywords: Jogos no Ensino de Matemática.;Jogo da Memória em Grupo.;Jogo da Participação;Tangram;Algeplan;Torre de Hanói;Jogo da Subtração;Games in the Teaching of Mathematics;Group Memory Game;Participation Game.;Tower of Hanoi
Issue Date: 2018
Citation: ROCHA, D. C. Jogos educativos: brincando, ensinando e aprendendo matemática no ensino fundamental. 2018. 38 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho trata do uso de alguns jogos educativos para despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes para aprender Matemática no ensino fundamental. O Jogo da Memória em Grupo e o Jogo da Participação surgiram da minha prática em sala de aula junto aos meus alunos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bárbara de Alencar. O Tangram e a Torre de Hanói são jogos consagrados e também são abordados. Registro também uma experiência em sala de aula com uso do Algeplan. Chamei de Jogo da Subtração uma aplicação de conceitos básicos de Teoria dos Números que tornam a prática do algoritmo da subtração e a aplicação do critério de divisibilidade por nove mais interessantes.
Abstract: This dissertation is about the use of educational games to flourish curiosity and interest among students in basic education. The Group Memory Game and the Participation Game araised from daily lessons with my students from Bárbara de Alencar School. The Tangram and the Tower of Hanoi are very well known games that are also discussed in this dissertation. An experimentation with Algeplan is also presented. I named Subtraction Game the use of basic concepts of Number Theory that make the learning of subtraction algorithm and the divisibility rule of nine more interesting for students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34502
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_dis_dcrocha.pdf650,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.