Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34259
Tipo: | TCC |
Título : | Letramentos acadêmicos: as percepções de alunos recém-ingressos no curso de Pedagogia sobre as práticas de leitura e de escrita |
Autor : | Franklin, Sue Ellen Guimarães dos Santos |
Tutor: | Dieb, Messias Holanda |
Palabras clave : | Letramentos acadêmicos;Práticas de leitura e escrita;Alunos recém-ingressos;Gêneros acadêmicos |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | TELES, Diélia Rodrigues.Reflexões sobre o ensino de Geografia: pesquisa de campo na Escola Centro dos Retalhistas na cidade de Fortaleza/CE. 2017. 30f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos alunos recém-ingressos no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará em relação ao processo de construção de seus letramentos acadêmicos. Os sujeitos que participaram desta pesquisa foram os alunos do primeiro semestre do referido curso. Ao todo, participaram da entrevista oito alunos. Para o alcance de nosso objetivo, foram utilizados como principais apoios teóricos os trabalhos de Lea e Street (2014) que abordam o modelo dos letramentos acadêmicos. Os dados, após serem analisados, mostram que os alunos apresentam dificuldades nos seus processos de letramentos acadêmicos, tais como as relações que estabelecem entre os gêneros acadêmicos do ensino médio e do ensino superior e no que diz respeito à expressão de suas ideias e opiniões. Entretanto, apresentam mecanismos de superação para essas dificuldades a realização de leituras complementares e ampliação do vocabulário. Além disso, ressaltamos a importância da participação docente nessa superação, como base para a interação com o discurso acadêmico, no que diz respeito a disponibilidade para orientação e correção de materiais escritos. Nesse sentido, podemos concluir que os alunos recém-ingressos ao curso de pedagogia percebem seu processo de letramentos acadêmicos como prática social, voltada a leitura e escrita de gêneros acadêmicos como principal meio de inserção à comunidade acadêmica. |
Descripción : | FRANKLIN, Sue Ellen Guimarães dos Santos. Letramentos acadêmicos: as percepções de alunos recém-ingressos no curso de Pedagogia sobre as práticas de leitura e de escrita. 2018. 41f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34259 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_segsfranklin.pdf | 408,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.