Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34259
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dieb, Messias Holanda | - |
dc.contributor.author | Franklin, Sue Ellen Guimarães dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T12:48:30Z | - |
dc.date.available | 2018-07-20T12:48:30Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | TELES, Diélia Rodrigues.Reflexões sobre o ensino de Geografia: pesquisa de campo na Escola Centro dos Retalhistas na cidade de Fortaleza/CE. 2017. 30f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34259 | - |
dc.description | FRANKLIN, Sue Ellen Guimarães dos Santos. Letramentos acadêmicos: as percepções de alunos recém-ingressos no curso de Pedagogia sobre as práticas de leitura e de escrita. 2018. 41f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Letramentos acadêmicos | pt_BR |
dc.subject | Práticas de leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Alunos recém-ingressos | pt_BR |
dc.subject | Gêneros acadêmicos | pt_BR |
dc.title | Letramentos acadêmicos: as percepções de alunos recém-ingressos no curso de Pedagogia sobre as práticas de leitura e de escrita | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos alunos recém-ingressos no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará em relação ao processo de construção de seus letramentos acadêmicos. Os sujeitos que participaram desta pesquisa foram os alunos do primeiro semestre do referido curso. Ao todo, participaram da entrevista oito alunos. Para o alcance de nosso objetivo, foram utilizados como principais apoios teóricos os trabalhos de Lea e Street (2014) que abordam o modelo dos letramentos acadêmicos. Os dados, após serem analisados, mostram que os alunos apresentam dificuldades nos seus processos de letramentos acadêmicos, tais como as relações que estabelecem entre os gêneros acadêmicos do ensino médio e do ensino superior e no que diz respeito à expressão de suas ideias e opiniões. Entretanto, apresentam mecanismos de superação para essas dificuldades a realização de leituras complementares e ampliação do vocabulário. Além disso, ressaltamos a importância da participação docente nessa superação, como base para a interação com o discurso acadêmico, no que diz respeito a disponibilidade para orientação e correção de materiais escritos. Nesse sentido, podemos concluir que os alunos recém-ingressos ao curso de pedagogia percebem seu processo de letramentos acadêmicos como prática social, voltada a leitura e escrita de gêneros acadêmicos como principal meio de inserção à comunidade acadêmica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_segsfranklin.pdf | 408,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.