Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDieb, Messias Holanda-
dc.contributor.authorFranklin, Sue Ellen Guimarães dos Santos-
dc.date.accessioned2018-07-20T12:48:30Z-
dc.date.available2018-07-20T12:48:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationTELES, Diélia Rodrigues.Reflexões sobre o ensino de Geografia: pesquisa de campo na Escola Centro dos Retalhistas na cidade de Fortaleza/CE. 2017. 30f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34259-
dc.descriptionFRANKLIN, Sue Ellen Guimarães dos Santos. Letramentos acadêmicos: as percepções de alunos recém-ingressos no curso de Pedagogia sobre as práticas de leitura e de escrita. 2018. 41f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramentos acadêmicospt_BR
dc.subjectPráticas de leitura e escritapt_BR
dc.subjectAlunos recém-ingressospt_BR
dc.subjectGêneros acadêmicospt_BR
dc.titleLetramentos acadêmicos: as percepções de alunos recém-ingressos no curso de Pedagogia sobre as práticas de leitura e de escritapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos alunos recém-ingressos no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará em relação ao processo de construção de seus letramentos acadêmicos. Os sujeitos que participaram desta pesquisa foram os alunos do primeiro semestre do referido curso. Ao todo, participaram da entrevista oito alunos. Para o alcance de nosso objetivo, foram utilizados como principais apoios teóricos os trabalhos de Lea e Street (2014) que abordam o modelo dos letramentos acadêmicos. Os dados, após serem analisados, mostram que os alunos apresentam dificuldades nos seus processos de letramentos acadêmicos, tais como as relações que estabelecem entre os gêneros acadêmicos do ensino médio e do ensino superior e no que diz respeito à expressão de suas ideias e opiniões. Entretanto, apresentam mecanismos de superação para essas dificuldades a realização de leituras complementares e ampliação do vocabulário. Além disso, ressaltamos a importância da participação docente nessa superação, como base para a interação com o discurso acadêmico, no que diz respeito a disponibilidade para orientação e correção de materiais escritos. Nesse sentido, podemos concluir que os alunos recém-ingressos ao curso de pedagogia percebem seu processo de letramentos acadêmicos como prática social, voltada a leitura e escrita de gêneros acadêmicos como principal meio de inserção à comunidade acadêmica.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_segsfranklin.pdf408,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.