Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32696
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Práticas de reescrita no ensino do gênero resenha |
Authors: | Araújo, Júlio César Rosa de Barros, Marcilene Gaspar Silva, Elinaldo Soares |
Keywords: | Gênero textual resenha;Reescrita;Movimentos retóricos |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
Citation: | ARAÚJO, Júlio César Rosa de; BARROS, Marcilene Gaspar; SILVA, Elinaldo Soares Silva. Práticas de reescrita no ensino do gênero resenha. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v.15, n.1, p. 109-130, jan./mar. 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A escrita de gêneros acadêmicos exige perícia e reflexão e deve se configurar como um processo constante de reescrita, marcado por muitos ajustes linguístico-textuais. Acreditando que a vivência desse processo pode ser ensinada, o objetivo deste artigo é refletir sobre a reescrita do gênero resenha por estudantes do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). A base teórica desse exercício de análise procede da perspectiva de reescrita proposta por Fabre-Cols (2002) e da teoria de gêneros de Swales (1984; 1990). À luz desses autores, analisamos as mudanças efetuadas em resenhas acadêmicas (re)escritas por esses estudantes no decorrer da disciplina "Leitura e Produção de Textos Acadêmicos" (LPTA). Os resultados revelam que muitas das alterações realizadas pelos estudantes relacionam-se diretamente aos movimentos retóricos característicos do gênero, apropriados mais significativamente por eles durante a reescrita orientada em sala de aula. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32696 |
ISSN: | 1984-6398 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_art_ jaraujomgbarrossessilva.pdf | 580,86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.