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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32696
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo, Júlio César Rosa de | - |
dc.contributor.author | Barros, Marcilene Gaspar | - |
dc.contributor.author | Silva, Elinaldo Soares | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-07T19:13:26Z | - |
dc.date.available | 2018-06-07T19:13:26Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Júlio César Rosa de; BARROS, Marcilene Gaspar; SILVA, Elinaldo Soares Silva. Práticas de reescrita no ensino do gênero resenha. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v.15, n.1, p. 109-130, jan./mar. 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-6398 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32696 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual resenha | pt_BR |
dc.subject | Reescrita | pt_BR |
dc.subject | Movimentos retóricos | pt_BR |
dc.title | Práticas de reescrita no ensino do gênero resenha | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A escrita de gêneros acadêmicos exige perícia e reflexão e deve se configurar como um processo constante de reescrita, marcado por muitos ajustes linguístico-textuais. Acreditando que a vivência desse processo pode ser ensinada, o objetivo deste artigo é refletir sobre a reescrita do gênero resenha por estudantes do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). A base teórica desse exercício de análise procede da perspectiva de reescrita proposta por Fabre-Cols (2002) e da teoria de gêneros de Swales (1984; 1990). À luz desses autores, analisamos as mudanças efetuadas em resenhas acadêmicas (re)escritas por esses estudantes no decorrer da disciplina "Leitura e Produção de Textos Acadêmicos" (LPTA). Os resultados revelam que muitas das alterações realizadas pelos estudantes relacionam-se diretamente aos movimentos retóricos característicos do gênero, apropriados mais significativamente por eles durante a reescrita orientada em sala de aula. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
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