Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32696
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Práticas de reescrita no ensino do gênero resenha
Autor(es): Araújo, Júlio César Rosa de
Barros, Marcilene Gaspar
Silva, Elinaldo Soares
Palavras-chave: Gênero textual resenha;Reescrita;Movimentos retóricos
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Linguística Aplicada
Citação: ARAÚJO, Júlio César Rosa de; BARROS, Marcilene Gaspar; SILVA, Elinaldo Soares Silva. Práticas de reescrita no ensino do gênero resenha. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v.15, n.1, p. 109-130, jan./mar. 2015.
Resumo: A escrita de gêneros acadêmicos exige perícia e reflexão e deve se configurar como um processo constante de reescrita, marcado por muitos ajustes linguístico-textuais. Acreditando que a vivência desse processo pode ser ensinada, o objetivo deste artigo é refletir sobre a reescrita do gênero resenha por estudantes do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). A base teórica desse exercício de análise procede da perspectiva de reescrita proposta por Fabre-Cols (2002) e da teoria de gêneros de Swales (1984; 1990). À luz desses autores, analisamos as mudanças efetuadas em resenhas acadêmicas (re)escritas por esses estudantes no decorrer da disciplina "Leitura e Produção de Textos Acadêmicos" (LPTA). Os resultados revelam que muitas das alterações realizadas pelos estudantes relacionam-se diretamente aos movimentos retóricos característicos do gênero, apropriados mais significativamente por eles durante a reescrita orientada em sala de aula.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32696
ISSN: 1984-6398
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_ jaraujomgbarrossessilva.pdf580,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.