Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31895
Type: | TCC |
Title: | O uso de prática experimentais em Física como auxílio no processo de ensino e aprendizagem para o 2º ano do ensino médio |
Authors: | Santos Filho, Valdenir Teixeira dos |
Advisor: | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
Keywords: | Física - Estudo e ensino;Física (Ensino médio);Aprendizagem significativa;Física - Experiências;Eletricidade |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | SANTOS FILHO, V. T. O uso de práticas experimentais em Física como auxilio no processo de ensino e aprendizagem para o 2º ano do ensino médio. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Camocim, 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A partir da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, será fundamentada a importância do uso de atividades experimentais como auxílio no processo de ensino e aprendizagem em Física para alunos do 2° ano do ensino médio. Foi proposto inicialmente a aplicação de um pré-teste, após uma aula teórica sobre assuntos básicos de eletricidade, com o objetivo de aferir os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do assunto. Após determinarmos esses conhecimentos, propusemos uma atividade experimental com o mesmo assunto visto na aula teórica, porém, repassado de uma maneira diferente, ou seja, procuramos propor estratégias de ensino que julgamos serem potencialmente significativas para o aluno, através desta atividade experimental. Posteriormente, foi aplicado um pós-teste no mesmo nível de dificuldade do pré-teste, para podermos comparar, através dos percentuais de acertos, se realmente as atividades experimentais se mostram como um elemento facilitador do ensino. O público alvo foram alunos de uma turma de 2° ano do ensino médio do colégio Sant‟Ana, localizado na cidade de Sobral - Ceará. Os resultados estarão explícitos durante todo esse documento em forma de gráficos e tabelas, como também amostragens das respostas dos alunos, nos questionários. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31895 |
Appears in Collections: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_vtsantosfilho.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.