Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Francisco Herbert Lima-
dc.contributor.authorSantos Filho, Valdenir Teixeira dos-
dc.date.accessioned2018-05-14T21:30:58Z-
dc.date.available2018-05-14T21:30:58Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSANTOS FILHO, V. T. O uso de práticas experimentais em Física como auxilio no processo de ensino e aprendizagem para o 2º ano do ensino médio. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Camocim, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31895-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.titleO uso de prática experimentais em Física como auxílio no processo de ensino e aprendizagem para o 2º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA partir da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, será fundamentada a importância do uso de atividades experimentais como auxílio no processo de ensino e aprendizagem em Física para alunos do 2° ano do ensino médio. Foi proposto inicialmente a aplicação de um pré-teste, após uma aula teórica sobre assuntos básicos de eletricidade, com o objetivo de aferir os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do assunto. Após determinarmos esses conhecimentos, propusemos uma atividade experimental com o mesmo assunto visto na aula teórica, porém, repassado de uma maneira diferente, ou seja, procuramos propor estratégias de ensino que julgamos serem potencialmente significativas para o aluno, através desta atividade experimental. Posteriormente, foi aplicado um pós-teste no mesmo nível de dificuldade do pré-teste, para podermos comparar, através dos percentuais de acertos, se realmente as atividades experimentais se mostram como um elemento facilitador do ensino. O público alvo foram alunos de uma turma de 2° ano do ensino médio do colégio Sant‟Ana, localizado na cidade de Sobral - Ceará. Os resultados estarão explícitos durante todo esse documento em forma de gráficos e tabelas, como também amostragens das respostas dos alunos, nos questionários.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_vtsantosfilho.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.