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Type: TCC
Title: Tendências didático-pedagógicas para o ensino de Ciências
Authors: Viana, Francisco Erasmo Alves
Advisor: Coelho, Afrânio de Araújo
Keywords: Ciências - Estudo e ensino;Relação professor-aluno
Issue Date: 2011
Citation: VIANA, F. E. A. Tendências didático-pedagógicas para o ensino de Ciências. 2011. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho descreve os resultados da aplicação de questionários que avaliaram as tendências pedagógicas e didáticas para o ensino de ciências. O público escolhido foram alunos de graduação da Universidade Federal do Ceará. Os questionários propostos abordam as tendências pedagógicas predominantes em nosso país e as metodologias e recursos mais comumente usados no ensino atualmente. Por isso, salienta a importância do conhecimento pelo futuro professor sobre os tipos de tendências pedagógicas e métodos de ensino vigentes disponíveis, assim como seus aspectos mais relevantes. Expõem as Pedagogias existentes em nosso país dentro de quatro aspectos fundamentais que são inerentes à formação do professor: papel da escola, conteúdos de ensino, métodos de ensino e relação professor-aluno. Mostra, também, as metodologias/recursos com suas respectivas vantagens e desvantagens desenvolvidas para a aplicação no ensino de ciências, no caso, Física e Química, e assim promover uma reflexão para a mudança de “senso comum” da prática pedagógica do leitor que pensa utilizá-las. Quanto aos resultados, relata, através de gráficos de “pizza” e da tabela, o número de alunos que se submeteu a cada uma das respostas sobre os temas abordados nos questionários.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31776
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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