Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31776
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coelho, Afrânio de Araújo | - |
dc.contributor.author | Viana, Francisco Erasmo Alves | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-07T22:28:36Z | - |
dc.date.available | 2018-05-07T22:28:36Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, F. E. A. Tendências didático-pedagógicas para o ensino de Ciências. 2011. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31776 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.title | Tendências didático-pedagógicas para o ensino de Ciências | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho descreve os resultados da aplicação de questionários que avaliaram as tendências pedagógicas e didáticas para o ensino de ciências. O público escolhido foram alunos de graduação da Universidade Federal do Ceará. Os questionários propostos abordam as tendências pedagógicas predominantes em nosso país e as metodologias e recursos mais comumente usados no ensino atualmente. Por isso, salienta a importância do conhecimento pelo futuro professor sobre os tipos de tendências pedagógicas e métodos de ensino vigentes disponíveis, assim como seus aspectos mais relevantes. Expõem as Pedagogias existentes em nosso país dentro de quatro aspectos fundamentais que são inerentes à formação do professor: papel da escola, conteúdos de ensino, métodos de ensino e relação professor-aluno. Mostra, também, as metodologias/recursos com suas respectivas vantagens e desvantagens desenvolvidas para a aplicação no ensino de ciências, no caso, Física e Química, e assim promover uma reflexão para a mudança de “senso comum” da prática pedagógica do leitor que pensa utilizá-las. Quanto aos resultados, relata, através de gráficos de “pizza” e da tabela, o número de alunos que se submeteu a cada uma das respostas sobre os temas abordados nos questionários. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_tcc_feaviana.pdf | 434,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.