Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Afrânio de Araújo-
dc.contributor.authorViana, Francisco Erasmo Alves-
dc.date.accessioned2018-05-07T22:28:36Z-
dc.date.available2018-05-07T22:28:36Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationVIANA, F. E. A. Tendências didático-pedagógicas para o ensino de Ciências. 2011. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31776-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.titleTendências didático-pedagógicas para o ensino de Ciênciaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho descreve os resultados da aplicação de questionários que avaliaram as tendências pedagógicas e didáticas para o ensino de ciências. O público escolhido foram alunos de graduação da Universidade Federal do Ceará. Os questionários propostos abordam as tendências pedagógicas predominantes em nosso país e as metodologias e recursos mais comumente usados no ensino atualmente. Por isso, salienta a importância do conhecimento pelo futuro professor sobre os tipos de tendências pedagógicas e métodos de ensino vigentes disponíveis, assim como seus aspectos mais relevantes. Expõem as Pedagogias existentes em nosso país dentro de quatro aspectos fundamentais que são inerentes à formação do professor: papel da escola, conteúdos de ensino, métodos de ensino e relação professor-aluno. Mostra, também, as metodologias/recursos com suas respectivas vantagens e desvantagens desenvolvidas para a aplicação no ensino de ciências, no caso, Física e Química, e assim promover uma reflexão para a mudança de “senso comum” da prática pedagógica do leitor que pensa utilizá-las. Quanto aos resultados, relata, através de gráficos de “pizza” e da tabela, o número de alunos que se submeteu a cada uma das respostas sobre os temas abordados nos questionários.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_feaviana.pdf434,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.