Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31775
Tipo: TCC
Título: O ensino de Ciências em espaços de divulgação científica: um estudo de caso da compreensão de conceitos de Ciências em uma perspectiva construtivista
Autor(es): Evangelista, Átilla Mendes
Orientador: Paula, Ricardo Normando Ferreira de
Palavras-chave: Ciências - Estudo e ensino;Construtivismo;Educação científica;Salas de Ciências
Data do documento: 2011
Citação: EVANGELISTA, A. M. O ensino de Ciências em espaços de divulgação científica: um estudo de caso da compreensão de conceitos de Ciências em uma perspectiva construtivista. 2011. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: Ampliar os níveis de informação científica da população é de fundamental importância para mudar a atual realidade vista em diversos segmentos de nossa sociedade e principalmente no âmbito acadêmico. Os espaços de divulgação científica tais como museus e salas de ciências são propostos como ambientes estratégicos potencialmente facilitadores da aprendizagem científica. O presente trabalho de pesquisa investiga a compreensão de conceitos de ciências em espaços de divulgação que utiliza a abordagem construtivista para mediar às informações. Como instrumento de coleta de dados, foi proposto um questionário aos visitantes de uma Sala de Ciência que serviu de base para alcançar os objetivos desse trabalho, assim, obteve-se dados sobre a compreensão dos visitantes após a visita e uma resposta sobre o grau eficiência educativa da abordagem construtivista. Os resultados apontam que, a abordagem proposta, contribuiu e favoreceu a compreensão de conceitos de ciências.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31775
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_amevangelista.pdf904,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.