Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31767
Tipo: | TCC |
Título: | Aprendizagem significativa do conceito de dinâmica: estudo das dificuldades de alunos do ensino médio ao utilizar um objeto de aprendizagem |
Autor(es): | Oliveira, Samuel Rocha de Almeida de |
Orientador: | Lima, Luciana de |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino;Dinâmica;Objetos de aprendizagem;Aprendizagem significativa |
Data do documento: | 2011 |
Citação: | OLIVEIRA, S. R. A. Aprendizagem significativa do conceito de dinâmica: estudo das dificuldades de alunos do ensino médio ao utilizar um objeto de aprendizagem. 2011. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. |
Resumo: | Em uma sociedade em que as tecnologias se fazem presentes, seu uso pode ser um dos caminhos para a mudança da realidade do Ensino de Física nas escolas. O objetivo geral deste trabalho é analisar as dificuldades que os alunos do Ensino Médio encontram ao utilizar objetos de Aprendizagem para aprender o conceito de Dinâmica de uma maneira significativa. O processo de ensino-aprendizagem deste trabalho é fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Quando se trata da utilização dos Objetos de Aprendizagem a base se encontra nos pressupostos teóricos de Tavares. Esta pesquisa, caracterizada como estudo exploratório, foi realizada com 16 alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, em uma escola de ensino profissionalizante localizada no município de Fortaleza. Subdivide-se em duas etapas: a primeira para a investigação dos conhecimentos prévios dos alunos e a segunda para a aplicação do Objeto de Aprendizagem “Forças em uma dimensão”. A análise dos resultados desta pesquisa foi desenvolvida pela comparação dos resultados obtidos através da aplicação do questionário inicial e dos dados obtidos em relatório escrito após a utilização do Objeto de Aprendizagem. Os resultados obtidos neste trabalho mostram que não houve modificações substantivas nos conceitos relacionados à segunda Lei de Newton quando utilizado apenas o recurso da aula expositiva seguida da utilização do Objeto de Aprendizagem. Apenas a utilização destes recursos por um tempo reduzido não resultou em mudanças conceituais que reflitam na aprendizagem dos alunos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31767 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_tcc_sraoliveira.pdf | 15,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.