Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31767
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Luciana de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Samuel Rocha de Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-07T21:12:20Z | - |
dc.date.available | 2018-05-07T21:12:20Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, S. R. A. Aprendizagem significativa do conceito de dinâmica: estudo das dificuldades de alunos do ensino médio ao utilizar um objeto de aprendizagem. 2011. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31767 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem significativa do conceito de dinâmica: estudo das dificuldades de alunos do ensino médio ao utilizar um objeto de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Em uma sociedade em que as tecnologias se fazem presentes, seu uso pode ser um dos caminhos para a mudança da realidade do Ensino de Física nas escolas. O objetivo geral deste trabalho é analisar as dificuldades que os alunos do Ensino Médio encontram ao utilizar objetos de Aprendizagem para aprender o conceito de Dinâmica de uma maneira significativa. O processo de ensino-aprendizagem deste trabalho é fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Quando se trata da utilização dos Objetos de Aprendizagem a base se encontra nos pressupostos teóricos de Tavares. Esta pesquisa, caracterizada como estudo exploratório, foi realizada com 16 alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, em uma escola de ensino profissionalizante localizada no município de Fortaleza. Subdivide-se em duas etapas: a primeira para a investigação dos conhecimentos prévios dos alunos e a segunda para a aplicação do Objeto de Aprendizagem “Forças em uma dimensão”. A análise dos resultados desta pesquisa foi desenvolvida pela comparação dos resultados obtidos através da aplicação do questionário inicial e dos dados obtidos em relatório escrito após a utilização do Objeto de Aprendizagem. Os resultados obtidos neste trabalho mostram que não houve modificações substantivas nos conceitos relacionados à segunda Lei de Newton quando utilizado apenas o recurso da aula expositiva seguida da utilização do Objeto de Aprendizagem. Apenas a utilização destes recursos por um tempo reduzido não resultou em mudanças conceituais que reflitam na aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_tcc_sraoliveira.pdf | 15,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.