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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Luciana de-
dc.contributor.authorOliveira, Samuel Rocha de Almeida de-
dc.date.accessioned2018-05-07T21:12:20Z-
dc.date.available2018-05-07T21:12:20Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, S. R. A. Aprendizagem significativa do conceito de dinâmica: estudo das dificuldades de alunos do ensino médio ao utilizar um objeto de aprendizagem. 2011. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31767-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDinâmicapt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleAprendizagem significativa do conceito de dinâmica: estudo das dificuldades de alunos do ensino médio ao utilizar um objeto de aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm uma sociedade em que as tecnologias se fazem presentes, seu uso pode ser um dos caminhos para a mudança da realidade do Ensino de Física nas escolas. O objetivo geral deste trabalho é analisar as dificuldades que os alunos do Ensino Médio encontram ao utilizar objetos de Aprendizagem para aprender o conceito de Dinâmica de uma maneira significativa. O processo de ensino-aprendizagem deste trabalho é fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Quando se trata da utilização dos Objetos de Aprendizagem a base se encontra nos pressupostos teóricos de Tavares. Esta pesquisa, caracterizada como estudo exploratório, foi realizada com 16 alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, em uma escola de ensino profissionalizante localizada no município de Fortaleza. Subdivide-se em duas etapas: a primeira para a investigação dos conhecimentos prévios dos alunos e a segunda para a aplicação do Objeto de Aprendizagem “Forças em uma dimensão”. A análise dos resultados desta pesquisa foi desenvolvida pela comparação dos resultados obtidos através da aplicação do questionário inicial e dos dados obtidos em relatório escrito após a utilização do Objeto de Aprendizagem. Os resultados obtidos neste trabalho mostram que não houve modificações substantivas nos conceitos relacionados à segunda Lei de Newton quando utilizado apenas o recurso da aula expositiva seguida da utilização do Objeto de Aprendizagem. Apenas a utilização destes recursos por um tempo reduzido não resultou em mudanças conceituais que reflitam na aprendizagem dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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